Material vai apresentar informações para que comunidades indígenas compreendam melhor o processo eleitoral por meio da língua-mãe
Publicado em 27/3/2024 - 08:46 Atualizado em 2/4/2024 - 10:54
Brasília (DF) – A Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional do Pará (TRE-PA) vai lançar, em abril, a coletânea de guias intitulada “Originários: sua língua, seu voto, sua representatividade”. O objetivo é apresentar, de forma didática, informações que permitam aos povos originários compreender melhor o processo eleitoral, por meio de sua língua-mãe. O manual contará também com uma versão em vídeo.
Está prevista a produção de cinco guias bilíngues, de português e línguas indígenas faladas no estado do Pará: Mebêngokrê, pertencente ao tronco linguístico Jê; Wai-Wai, do tronco linguístico Karib; e Munduruku, Nheengatu e Tenetehara, todas do tronco linguístico Tupi.
Entre os conteúdos que serão apresentados, estão noções básicas sobre alistamento eleitoral, voto, campanha eleitoral, o dia das eleições e a segurança da votação eletrônica. O material terá ainda uma versão destinada ao responsável pelo atendimento eleitoral, contendo as perguntas básicas e objetivas relacionadas aos campos do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), com o objetivo de facilitar a comunicação com o eleitorado indígena.
O projeto prevê ainda a confecção impressa e digital dos guias e a entrega nos locais de votação dentro dos territórios indígenas dos falantes das línguas. Na ocasião, será promovida uma roda de conversa com tradução simultânea para explicar o conteúdo dos direitos e deveres das eleitoras e dos eleitores indígenas, bem como estimular a revisão eleitoral, para que se declarem indígenas e informem suas etnias e línguas indígenas praticadas.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações do TRE-PA
Foto: Divulgação
Conheça o Espaço do Pré-Candidato Republicano
Na página exclusiva, você encontra modelos de convites, artes para as redes sociais, manual da marca, logos, dúvidas frequentes, guia do pré-candidato republicano, além de orientações sobre a legislação eleitoral e dicas para uma corrida eleitoral de sucesso nas redes sociais e outros. Acesse agora.