Impulsionamento no Google está proibido nas Eleições 2024

A norma passou a valer a partir do dia 1º de maio, e afeta a publicidade on-line do Google Ads

Publicado em 6/5/2024 - 16:22

O Google proibiu a divulgação de conteúdos políticos para as eleições municipais de 2024 nas plataformas da empresa. A decisão tem como base uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A publicidade governamental não será barrada.

A norma passou a valer a partir do dia 1º de maio, e afeta a publicidade on-line do Google Ads, ferramenta de anúncios para alcançar usuários dentro das plataformas, como YouTube e busca.

O artigo 27-A da resolução 23.732, de 27 de fevereiro de 2024, do TSE determina que a empresa que oferecer impulsionamento de conteúdos políticos eleitorais mantenha repositório para acompanhar informações do anúncio, como conteúdo, valor gasto, anunciante e público-alvo.

A exigência é a seguinte em caso de conteúdos impulsionados:

I – manter repositório desses anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada;

II – disponibilizar ferramenta de consulta, acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório.

Com a norma, as empresas precisam montar um painel com uma lista de anúncios. Existe tecnologia para isso, mas possui custo elevado, e para evitar riscos de o sistema falhar e o Google ser penalizado, a empresa optou por vetar publicidades de cunho político durante o processo eleitoral de 2024.

Vale lembrar que a exigência de prestar contas dessa forma já existia. No entanto, a diferença é que agora o TSE ampliou o escopo do que deve ser monitorado.

Nota do Google:

“As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto.”

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

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