Senado aprova criação da Semana do Empreendedorismo Feminino

Projeto recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves e vai para sanção presidencial

Publicado em 3/8/2023 - 15:37 Atualizado em 8/8/2023 - 11:49

Brasília (DF) – O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (3), o Projeto de Lei 2458/2019, que cria a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino. A proposta teve origem na Câmara dos Deputados e recebeu o parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) nas comissões de Educação e de Direitos Humanos da Casa.

A semana será celebrada todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo conscientizar a população sobre as lutas e os desafios enfrentados pelas mulheres que empreendem no Brasil por meio de campanhas realizadas pelo poder público. No relatório, Damares destacou os desafios, as barreiras culturais e o desequilíbrio entre homens e mulheres na ocupação de cargos gerenciais, no valor dos salários recebidos e no tempo livre para o cuidado de pessoas ou afazeres domésticos.

Segundo a republicana, estudos realizados mostram que a participação igual de homens e mulheres na economia dá um impacto positivo ao país de até 30% no Produto Interno Bruto (PIB). “Não nos faltam dados e estudos que comprovam a triste desigualdade de oportunidades de colocação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. O empreendedorismo é, assim, uma forma de a mulher lutar por condições mais equânimes, visto que as chances de sucesso, pelo menos em tese, seriam iguais para homens e mulheres empreendedoras”, afirmou Damares.

A proposta segue agora para sanção do presidente da República.

Texto: Com informações da Agência Senado
Foto: Agência Senado

Reportar Erro
Send this to a friend