Senado aprova ampliação do vale-gás

Proposta garante benefício total para compra de botijão

Publicado em 31/1/2023 - 16:11

Brasília (DF) – O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou, na última quinta (30), uma alteração na Proposta de Emenda à Constituição 16/2022 que amplia o valor do vale-gás, subsídio concedido pelo governo federal para famílias de baixa renda para a compra do botijão de 13 quilos.

O Senado instituiu através de um novo texto substitutivo à PEC o estado de emergência até o final do ano, o que garantiu a ampliação do pagamento dos benefícios social, entre eles, o vale-gás. No texto, o senador pediu que ao invés de 50% do valor, o benefício pague 100% do valor total do gás de cozinha, R$120 sendo repassado a cada 2 meses. O preço do botijão acompanha o crescente aumento no preço dos combustíveis, que vem impactando fortemente no orçamento das famílias brasileiras. “Assim como a gasolina e os demais derivados do petróleo, o preço do gás de cozinha também tem tido altas significativas, de forma que, caso o valor do auxílio não seja reajustado, o benefício a ser concedido não atingirá os resultados desejados”, disse.

O senador também externou grande preocupação com a completa ausência de recursos em grande parte dos lares brasileiros que enfrentam muita dificuldade para garantir o sustento de todos os integrantes. “Não temos dúvidas de que o gás de cozinha é importante na vida das famílias brasileiras, sendo, portanto, fundamental que o vale-gás se mantenha atualizado para que as milhares de famílias não sejam prejudicadas”, justificou Messias.

A matéria segue agora, para análise da Câmara dos Deputados.

Texto e foto: Ascom – senador Mecias de Jesus

Reportar Erro
Send this to a friend