Sessão solene homenageia Confederação Brasileira do Desporto Universitário

Celebração dos 80 anos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi proposta pelo deputado federal Julio Cesar Ribeiro

Publicado em 16/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A pedido do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), a Câmara dos Deputados celebrou os 80 anos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em sessão solene realizada nesta quinta-feira (15). “Comemoramos oito décadas desta entidade que vem cumprindo com excelência a sua missão de inspirar e desenvolver o potencial de novos líderes por meio do esporte”, disse o parlamentar.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, agradeceu a homenagem e destacou a relevância do esporte universitário. “Quando olhamos para os atletas que

representam os 80 milhões de universitários do país, não os olhamos apenas como esportistas e sim como profissionais em formação, esse é o papel do esporte universitário brasileiro: formar o cidadão. É daí que sairão os líderes do Brasil. A CBDU se sente honrada e gratificada de poder celebrar os seus 80 anos aqui, na Casa do Povo”, disse.

Julio Cesar lembrou que a prática esportiva vinculada à vida acadêmica une forças no desenvolvimento cultural e social. “Num contexto de grande demanda intelectual e forte cobrança por bons indicadores de desempenho acadêmico, a importância do esporte é ainda maior, pois contribui de diversas maneiras no desenvolvimento estudantil e principalmente na socialização e inclusão”, afirmou.

Sessão solene homenageia Confederação Brasileira do Desporto Universitário

A diretora de Futsal Feminino da Confederação Brasileira de Futsal, Tatiana Weysfield Mendes, observou a importância dos atletas universitários para o esporte. “Na última competição mundial, a seleção brasileira de futsal feminino teve 100% de atletas universitárias. Isso deve ser visto como um estímulo tanto para alunos quanto para universidades”, comentou.

Tatiana cobrou mais incentivo para as instituições de ensino. “Hoje, a CBDU arca com praticamente com todos os custos das universidades que participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Aproveito o momento e peço que vocês olhem um pouco mais o esporte universitário para que a gente possa aumentar esse legado que está invisível”, solicitou.

Por fim, o deputado Julio Cesar reforçou seu empenho na promoção da atividade esportiva. “Reafirmo o compromisso que fiz, desde o momento que iniciei minha história política, de lutar, defender e contribuir para o fomento do esporte. Disso não abriremos mão, por acreditar que podemos mudar vidas, escrever novas histórias, realizar sonhos e contribuir nesta jornada de crescimento do nosso Brasil”, afirmou.

Também estiveram presentes, além de atletas universitários, o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio; o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio dos Santos Brasil, e o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Washington Cerqueira.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro