Marcos Pereira condecora desembargadores de SP com Medalha Mérito Legislativo

Os desembargadores Helcio Dantas Lobo Júnior e Marco Antonio Marques da Silva foram agraciados com a Medalha Mérito Legislativo 2019

Publicado em 20/11/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Por indicação do primeiro vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), os desembargadores Helcio Dantas Lobo Júnior e Marco Antonio Marques da Silva foram agraciados com a Medalha Mérito Legislativo 2019, nesta quarta-feira (20). Segundo o republicano, os homenageados fazem jus à indicação pelos trabalhos realizados em prol da consolidação da democracia no Brasil.

“Essa homenagem é o reconhecimento máximo do Parlamento brasileiro a pessoas que prestam serviço público de qualidade e ajudam a fortalecer as instituições”, disse Marcos Pereira ao entregar a medalha e um diploma de menção honrosa a cada agraciado.

O desembargador aposentado, professor e doutor Marco Antonio Marques da Silva agradeceu a homenagem e disse que nada disso teria importância se o trabalho não fosse feito em prol do cidadão e dos menos favorecidos. “Sou desembargador há 36 anos no Tribunal de Justiça de São Paulo e atuo há 37 anos como professor universitário. É motivo de orgulho saber que estou dando minha contribuição para deixar o mundo mais justo”, disse.

Desembargador do TRT da 15ª região, Helcio Dantas Lobo Júnior, também acredita que o reconhecimento ao seu trabalho é fruto de muitos anos de luta. “Acho que a medalha vem sedimentar e ratificar tudo aquilo que a gente tem desempenhado em prol dos jurisdicionados, particularmente em minha atuação como magistrado do trabalho. Como cidadão brasileiro me sinto muito bem representado aqui, não só pelo deputado federal Marcos Pereira, mas por todos que trabalham pelo bem-estar do cidadão”, afirmou.

Saiba mais

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Helcio Dantas Lobo Júnior é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Bastos, do Rio de Janeiro. Iniciou sua atividade profissional no Banco Bamerindus do Brasil, entre 1976 e 1988, como advogado e chefe do departamento jurídico. No estado de São Paulo, foi gerente jurídico da Rádio e Televisão Bandeirantes e da Rádio e Televisão Record. Atuou na advocacia empresarial, civil, trabalhista, tributária e de família. Tomou posse como desembargador no TRT de Campinas em 2011. Integra o órgão Especial e as Comissões de Fluxo Processual e Segurança e, atualmente, foi eleito Vice-Ouvidor no TRT.

Marco Antonio Marques da Silva se aposentou há pouco mais de um mês da 6ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nascido em Itapetininga, em 1958, se formou em Direito pela PUC-SP em 1981. Ingressou na magistratura em janeiro de 1984, nomeado juiz substituto da 12ª Circunscrição Judiciária, na Comarca de São Carlos. Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Monte Alto, Diadema e São Paulo. Em 2002, foi removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau e tomou posse como desembargador do TJ-SP em dezembro de 2007.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro