Requerimento ainda será analisado pela Câmara dos Deputados
Publicado em 24/5/2024 - 15:34 Atualizado em 28/5/2024 - 10:24
Brasília (DF) – Em resposta à recente decisão do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, de solicitar mandados de prisão contra os principais líderes israelenses e do Hamas por alegados crimes de guerra, o deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos-MG), presidente do Grupo de amizade Brasil-Israel, apresentou uma moção de repúdio destacando as implicações desta ação.
A moção expressa profunda preocupação com a equiparação injusta entre o Estado democrático de Israel e a organização terrorista Hamas. “Esta decisão ignora a complexidade do conflito israelense e compromete a imparcialidade do TPI, prejudicando esforços genuínos de alcançar a paz na região”, afirmou Gilberto Abramo.
A iniciativa visa chamar a atenção da comunidade internacional para as consequências dessa decisão do TPI e reafirmar o direito de Israel de defender seus cidadãos contra ataques terroristas.
Abramo solicita o apoio de seus colegas parlamentares e da sociedade civil para que a moção seja aprovada na sessão da câmara dos deputado que ocorrerá na próxima segunda, 27 de maio, como uma manifestação oficial de repúdio. “A segurança e a justiça internacional só podem ser alcançadas com uma abordagem equilibrada e justa. Esta moção é um passo nessa direção, honrando a memória de Michel Nissenbaum e reforçando nosso compromisso com a luta contra o terrorismo”, concluiu o parlamentar.
Texto: Ascom Republicanos MG
Foto: Douglas Gomes