Para o presidente da frente, deputado federal Roberto Alves, este não foi um caso isolado no Brasil
Publicado em 18/8/2020 - 15:35
Brasília (DF) – O presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputado federal Roberto Alves (Republicanos-SP) publicou, nesta terça-feira (18) uma nota de solidariedade à criança de 10 anos, que foi vítima de abuso sexual cometido pelo próprio tio, na cidade de São Mateus (ES).
O crime foi descoberto depois que a menina foi atendida em um hospital, queixando-se de dores abdominais. Ela estava grávida de cinco meses, o que levou a crer que o abuso aconteceu durante a pandemia. A menina foi submetida a um procedimento de interrupção da gestação. O acusado foi preso esta manhã, na cidade mineira de Betim e levado para o Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha (ES), pelos crimes de estupro de vulnerável e ameaça.
Em nota, o presidente afirma que o colegiado vem acompanhando os desdobramentos do caso, mas reforça que este não é um crime isolado. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada hora, três crianças ou adolescentes são vítimas de abuso sexual. E segundo dados do Disque 100, 80% dos crimes de abuso sexual infantil ocorre dentro da casa da vítima e são cometidos, em sua extensa maioria, por parentes da vítima ou pessoas próximas da família dela.
O presidente Roberto Alves pede que as autoridades de saúde do Espírito Santo garantam à criança um atendimento médico e psicológico contínuo e ininterrupto, para que ela consiga enfrentar os traumas do abuso sexual e suas consequências. E pede ainda rigor da Justiça capixaba. “Que a Justiça estadual faça a sua parte, mantendo-o na prisão por muito tempo, para garantir tanto a paz e a segurança da vítima quanto para manter mais um abusador sexual fora de circulação”, afirmou ele, em nota.
Texto: Carlos Eduardo Matos – Ascom deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara