Deputados republicanos da CPI do MST visitam áreas invadidas na zona rural de SP

Parlamentares constataram prejuízos econômicos e evidências de doutrinação política em propriedades

Publicado em 30/5/2023 - 19:18 Atualizado em 5/6/2023 - 15:17

Brasília (DF) – Nesta segunda-feira (29), os deputados federais Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES), membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), integraram a comitiva que visitou áreas invadidas nas cidades de Presidente Prudente e Rosana, no interior de São Paulo. Durante a visita, os parlamentares constataram os danos causados às propriedades rurais e expuseram uma possível doutrinação ideológica presente em uma fazenda invadida.

Deputado Tenente Coronel Zucco/Foto: Douglas Gomes

“Nós escutamos alguns depoimentos, coletamos documentações e agora iniciaremos outras diligências em locais que também sofreram essas invasões”, destacou o deputado Tenente Coronel Zucco, que é o presidente da CPI. O parlamentar ressaltou a importância de investigar e reunir evidências em diferentes regiões afetadas pelas invasões, a fim de obter um panorama completo dos danos causados e das práticas adotadas pelos invasores.

A comitiva visitou uma propriedade rural que havia sido invadida pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e era dedicada à produção de alimentos, como soja. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Messias Donato mostrou um galpão onde antes eram armazenados os alimentos, que foi transformado em um espaço de doutrinação ideológica, com referências a figuras como Lenin e Che Guevara.

Deputado Messias Donato/Foto: Douglas Gomes

“É contra essas coisas que a gente tem lutado. É para isso que a CPI do MST foi implantada, para investigar esse tipo de gente que não tem dó, que entra com armas de fogo, com foices, facões, machados para destruir as lavouras e implementar medo, isso quando não pede dinheiro para deixar livre a propriedade”, destacou Messias Donato.

Além disso, o deputado relatou que a proprietária da terra estava impossibilitada de acessá-la e só pôde fazê-lo nesta segunda-feira, escoltada pela polícia, devido à presença dos membros da CPI. “A invasão só fez acabar com alguns empregos e diminuir a produção. Estamos realmente impressionados negativamente”, afirmou o deputado Coronel Zucco.

Nesta terça-feira (30), a CPI do MST recebeu na Câmara dos Deputados dois ex-membros do movimento social que deram detalhes da atuação do grupo.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
com informações e foto da Ascom do deputado Messias Donato

Reportar Erro
Send this to a friend