Cleber Verde quer garantir a continuação do serviço social no INSS

Deputado destaca que a extinção do atendimento vai deixar sem amparo parte da população

Publicado em 21/02/2020 - 00:00

Brasília (DF) – O deputado federal Cleber Verde (Republicanos-MA) apresentou emenda supressiva para manter a assistência social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Medida Provisória (MP) 905/19, do Contrato Verde-Amarelo, propôs o fim do serviço que auxilia os cidadãos nos processos realizados pela entidade.

“Estes trabalhadores são fundamentais no órgão, em especial para idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de acesso digital. Os profissionais da área acompanham os menos favorecidos, ajudando nos processos de aposentadoria, emissão de pareceres sociais, entre outras atividades”, explicou Cleber Verde.

O deputado afirma que a extinção do atendimento vai deixar sem amparo parte da população. “Muitos cidadãos encontram no assistente social o caminho para saber sobre seus direitos previdenciários. Sem funcionários preparados para atender tanta gente que não conhece a legislação, esses ficam cada vez mais prejudicados”, destacou.

Mais de 1,4 mil assistentes sociais atuam no INSS, em unidades espalhadas por todo o país. Os profissionais realizam aproximadamente um milhão de atendimentos por ano.

Texto: Thifany Batista, com edição de Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro