CCJ da Câmara aprova proposta que cria programa para prevenção de sofrimento psíquico no ambiente escolar

Matéria sugere que os profissionais de educação sejam treinados para identificação dos casos

Publicado em 5/4/2023 - 09:00 Atualizado em 10/4/2023 - 15:47

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta (29), o Projeto de Lei 563/2020, que institui o Programa Nacional de Prevenção do Sofrimento Psíquico no Âmbito Escolar, para promover a articulação de políticas públicas de prevenção de detecção do sofrimento. O relator do projeto foi o deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR), que apresentou parecer a favor da constitucionalidade do projeto.

Pelo texto, professores e educadores serão treinados para que detectem nos alunos, sinais sugestivos de sofrimento psíquico. As escolas deverão ter espaços adequados de escuta e acolhimentos dos estudantes e abordar o tema em reuniões com pais e familiares dos mesmos. Caso sejam detectados casos suspeitos de sofrimento psíquico, eles deverão ser encaminhados para um especialista próprio ou para tratamento na rede de saúde. O PL inclui ainda, dispositivos da Lei 13.819/19, que estabeleceu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, apresentada pela União em parceria com os estados, municípios e o DF.

Diego Garcia explicou que as crises de saúde mental têm aumentado em grande escala. “Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes, garantir o acesso à escola, à convivência familiar e comunitária, reduzir o tempo de telas e fomentar relacionamentos reais de qualidade”, disse o parlamentar.

Trâmite da proposta

A proposta foi apresentada primeiramente, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Depois, foi para discussão na Comissão de Educação da casa. Em seguida, foi paraa CCJ.

Agora, o projeto segue agora, para votação no Plenário da Câmara com data a ser definida. Sendo aprovada, vai para votação no Senado.

Texto: ARCO, com informações da Agência Câmara de Notícias
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend