Câmara debaterá liberação da faixa 3,5 GHz para tecnologia 5G

Debate proposto pelo deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) tem como objetivo informar e resguardar a população consumidora desse serviço

Publicado em 07/11/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, nesta quarta-feira (6), requerimento de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) para a realização de audiência pública sobre o processo de liberação da faixa de frequência 3,5 GHz para implementação da tecnologia 5G no Brasil e a garantia de não interferência para o sinal de TVRO.

Para o republicano, a intenção do debate é informar e resguardar a população consumidora desse serviço. “A população ainda tem como principal meio de informação e entretenimento a TV aberta e recebe basicamente por meio desse sistema, e por não estar suficientemente claro como este problema será solucionado, é que se faz pertinente a realização desta audiência pública”, declarou.

A pedido do parlamentar, foram convidados representantes da Anatel, Abratel, Abert, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e dos presidentes da Anatel e das empresas Oi, Claro, Vivo, Tim e Nextel.

Caso

A Anatel elegeu a faixa de 3,5 GHz como a banda para a implementação do 5G no Brasil. O teste, iniciado há um ano, vem gerando bons resultados para as prestadoras de telefonia móvel e seus usuários.

Porém, há o risco de interferência com as estimadas 23 milhões de antenas parabólicas (TVRO) que garantem recepção de TV em um terço dos lares brasileiros.

Texto: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

 

Reportar Erro
Send this to a friend