Câmara celebra 200 anos da Assembleia Constituinte de 1823

Evento contou com lançamento do livro “Antônio Carlos – Herói maior que a própria fama”, do deputado Lafayette de Andrada

Publicado em 8/11/2023 - 10:49 Atualizado em 22/11/2023 - 15:30

Brasília (DF) – Antônio Carlos de Andrada, um dos grandes nomes da Independência e figura principal da Assembleia Constituinte de 1823, foi homenageado nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, durante o lançamento do livro “Antônio Carlos – Herói maior que a própria fama”. A biografia é de autoria do republicano Lafayette de Andrada (MG), descendente de Antônio Carlos e coordenador da comissão especial destinada a viabilizar os eventos de comemoração do bicentenário da Assembleia.

“Essa foi a primeira experiência parlamentar do Brasil, que tinha conquistado recentemente a independência. O momento era ideal para a realização da primeira constituição do país, com o projeto escrito por Antônio Carlos Andrada, irmão de José Bonifácio, o Patriarca da Independência”. No entanto, explica o deputado, Dom Pedro I mandou dissolver a Assembleia Constituinte.

“Em razão de animosidades políticas. Alguns deputados, entre eles os irmãos Andrada, foram presos e, no ano seguinte, Dom Pedro I impôs a primeira Constituição Brasileira, que mais parecia uma cópia do projeto que a Assembleia Constituinte estava fazendo, em 1923”.

Para o representante do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), André Heráclito do Rego, Antônio Carlos de Andrada foi uma “figura singular na história”, personagem fundamental, que teve toda uma tradição revolucionária. “Ele fez parte da Revolução de 1917, em Pernambuco, e foi autor da Lei Orgânica do movimento, que previa a organização do Estado, princípios e direitos básicos, e dava forma ao Estado”.

Saiba mais

A comemoração do bicentenário da Assembleia acontecerá durante toda a semana.

Texto: Fernanda Cunha com edição de Mônica Donato – Ascom da Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend