Câmara aprova projeto que facilita acesso de fisioterapia para pacientes após tratamento de câncer de mama

Proposta é de autoria da deputada Maria Rosas e segue para o Senado

Publicado em 7/11/2023 - 10:30 Atualizado em 9/11/2023 - 11:13

Brasília (DF) – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda (06), o Projeto de Lei 3436/2021, que assegura o acesso à fisioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que estejam em tratamento de câncer de mama. A proposta é de autoria da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) e altera a Lei 9.797/1999.

Pelo texto, o tratamento será indicado pelo médico que está acompanhando o caso conforme a regulamentação do Ministério da Saúde e vai servir para a reabilitação e evitar possíveis complicações no pós-tratamento. A medida também vai garantir assitência médica a homens que tenham sido submetidos ao tratamento do câncer de mama.

Pelas redes sociais, Maria Rosas comemorou a aprovação e destacou a importância do PL na vida de milhões de pessoas que já passaram ou ainda estão em tratamento da doença. Esse PL é em prol de todas mulheres que já foram acometidas pelo câncer de mama e as que, infelizmente, ainda serão e que vão precisar da assistência fisioterapêutica no tratamento. É uma conquista minha, sua e de todas!

Agora, a matéria segue para análise do Senado. Virando lei, a regra entra em vigor 180 dias após a publicação.

Casos de câncer de mama no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023 no Brasil, com risco estimado de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no país e eme todo mundo, com uma taxa de mortalidade de 18.139 óbitos e maior incidência de casos e de mortes nas regiões sul e sudeste.

Entre os principais sintomas de câncer de mama, estão o aparecimento de nódulos na mama, geralmente duros, fixos e sem dor; pele avermelhada no local ou com semelhança com casca de laranja, alterações nos mamilos (bico) peito e saída de líquidos das mamas de forma espontânea. Também podem aparecer pequenos caroços no pescço e na região das axilas.

Caso você se indentifique com esses sinais, procure um médico.

Texto: Com informações da Agência Câmara de Notícias
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend