Bancada republicana vota a favor da emenda que barra os “todes” em documentos de órgãos públicos  

Projeto será enviado para análise do Senado Federal

Publicado em 6/12/2023 - 10:41

Brasília (DF) – A bancada republicana da Câmara dos Deputados votou, nesta terça-feira (5), a favor da emenda ao Projeto de Lei 6256/2019, que inclui a proibição do uso de formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, como “todes”, em documentos da administração pública.

Essa expressão é empregada para se referir a pessoas que não se identificam exclusivamente com os gêneros masculino ou feminino. A bancada argumenta que essa nova forma não está em conformidade com as regras gramaticais e não é comum no cotidiano, naquilo que se considera como norma popular.

A emenda destaca que a Academia Brasileira de Letras não reconhece nem apoia oficialmente o uso da linguagem neutra, considerando que ela não se enquadra nas normas da língua portuguesa e, além disso, pode prejudicar e discriminar a maioria da população que não está familiarizada com a utilização dessa linguagem. A emenda enfatiza ainda que os documentos oficiais devem seguir as normas oficiais que estão vigentes.

O projeto segue para análise no Senado.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Zeca Ribeiro – Agência Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend