Vereador afirma que a empresa Revita não cumpriu várias etapas do contrato, como a triagem dos resíduos, aproveitamento do chorume e a captura e queima do metano
Publicado em 16/3/2017 - 00:00
Belém (PA) – A pedido do vereador Toré Lima (PRB), a Câmara Municipal de Belém promoveu, na segunda-feira (13), sessão especial para debater a crise do lixo com representantes dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, Região Metropolitana da capital. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará participaram do evento.
A situação do aterro sanitário, que fica no município de Marituba, a 20 km de Belém, tem causado uma série de problemas a quem mora nas proximidades do local por causa do odor e poluição ambiental. No início do mês de março, segundo o vereador Toré Lima, moradores, em protesto pedindo o fechamento do local, interditaram a entrada de acesso à Central de Processamento e Tratamento de Resíduos (CTPR), no município, resultando no acúmulo de lixo doméstico, hospitalar e industrial por quase uma semana.
O parlamentar republicano defende que seja dado o devido tratamento ao lixo pela empresa responsável para evitar que os serviços de coleta sejam interrompidos novamente. “O nosso objetivo aqui não é encontrar culpados, mas dá uma solução para este problema. A gente não pode ficar à mercê de que alguns moradores, com toda razão pela proliferação do odor, fechem o aterro e ficar de novo aquele caos”, ressaltou Toré Lima.
Toré Lima diz que o momento é de buscar soluções efetivas para os problemas apresentados, em especial quanto à destinação do lixo. O vereador também lembrou o não cumprimento de várias etapas do contrato firmado pela empresa Revita, que opera o aterro de Marituba, entre elas a triagem dos resíduos, o aproveitamento do chorume para adubo orgânico e a captura e queima do metano, entre outros compromissos assumidos pela empresa, que foi convidada a participar da sessão, mas não compareceu alegando que o convite foi feito em cima da hora.
Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereador Toré Lima
Foto: Ascom – vereador Toré Lima
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.