Tia Eron recebe Troféu Raça Negra em São Paulo

O Troféu Raça Negra é realizado pela ONG Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, desde 2000, instituído durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil

Publicado em 21/11/2016 - 00:00

tia-eron-prb-artigo-lei-maria-penha-foto-douglas-gomes-09-08-2016
“É uma honra muito grande receber esse reconhecimento do maior evento da negritude no Brasil”, disse Tia Eron

São Paulo (SP) – A deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) será agraciada hoje (21), em São Paulo, com o Troféu Raça Negra – condecoração concedida a personalidades que contribuem para a construção de uma sociedade plural – por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. Segundo a parlamentar, a homenagem aumenta ainda mais a sua responsabilidade em combater o preconceito racial e a corrupção.

“É uma honra muito grande receber esse reconhecimento do maior evento da negritude no Brasil. Estamos vivendo um momento delicado na política. Temos que expurgar a corrupção desta Nação e temos que ter a coragem de assumir essa postura. É isso que o povo espera de nós”, afirma a deputada que teve participação decisiva em votações importantes na Câmara dos Deputados, em 2016.

Tia Eron lembra que a participação feminina no Parlamento ainda é baixa e precisa ser incentivada. “No PRB a mulher tem voz, mas essa não é a realidade de muitos partidos. Lutamos para aumentar a participação da mulher na política. É mostrando coerência e responsabilidade com a coisa pública que vamos nos consolidando nos espaços de poder”, lembra

Além da deputada receberão o troféu este ano: a cantora Elza Soares; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia; o cantor Arlindo Cruz; o Tenente-brigadeiro do ar, da Aeronáutica Brasileira, Raul Botelho; o religioso de Angola, Papa Paul Kisolokele; a secretária geral do GBHEM (presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionais), Kim Cape; o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier; e a judoca vencedora da medalha de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva.

Também serão agraciados, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia; a mãe de Carlos Eduardo (19 anos), assassinado por uma bala perdida no Rio de Janeiro Sheila Cristina Nogueira; o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip; a miss São Paulo 2016, Sabrina de Paiva; o campeão da Seleção Brasileira e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva; o vice-presidente da Microsoft Brasil, Rodney Williams; a miss Brasil 2016, Raissa Santana; o chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo, Francisco Macena; o presidente da Federação Paulista de Futebol, Walter Feldman; e o empresário angolano Antônio Mosquito.

Sobre o prêmio

O Troféu Raça Negra é realizado pela ONG Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, desde 2000, instituído durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. A partir de 2004, se tornou anual sempre reconhecendo a atuação de uma pessoa de destaque da comunidade negra nacional ou internacional, que contribuiu para a construção de uma sociedade plural.

Reconhecido internacionalmente e integrado ao calendário oficial da cidade de São Paulo, o Troféu Raça Negra é o maior evento da negritude no Brasil, considerado o “Oscar” da comunidade negra e está em sua 14ª edição e existe desde 2000.

Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues e Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal e Cartola foram os grandes homenageados nas edições anteriores do prêmio.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend