Rogério Cruz quer assegurar aos condutores informações das autuações no trânsito

Projeto de lei apresentado pelo republicano prevê a impressão de artigo do CTB em notificações e multas emitidas.

Publicado em 18/12/2014 - 00:00

Rogério Cruz quer assegurar aos condutores informações das autuações no trânsito
Projeto de lei apresentado pelo republicano prevê a impressão de artigo do CTB em notificações e multas emitidas.

 

Goiânia (GO) – O vereador Rogério Cruz (PRB-GO) apresentou uma proposta que torna obrigatória a impressão da norma do artigo 267, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), em notificações e multas emitidas na capital goiana.

O objetivo, segundo o parlamentar, é levar a informação ao condutor, já que, por diversas vezes, o motorista não possui esse conhecimento acerca de seus direitos.

O texto prevê, ainda, a disponibilização das informações necessárias para que o autuado possa requerer a conversão preceituada pelo artigo de que “poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”.
“Esse conhecimento pode evitar vários transtornos, além do mais, o seu desconhecimento leva a não utilização de um direito” ressalta Rogério Cruz.

O parlamentar explica que em relação ao aspecto formal, cabe ao município estabelecer normas específicas sobre o tema visto que a matéria versa sobre interesse local. Isso porque, embora a notificação e aplicação da multa seja ato concreto do Executivo, nada há que impeça o Legislativo de incluir dados na referida notificação já existente.

 

Texto: Matya Rodrigues, com informações de Maurizan Landim / Ascom – PRB Goiás

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro