Rinaldi Digilio defende instalação de telas de proteção em apartamentos

Construtoras serão obrigadas a entregar apartamentos novos na cidade de São Paulo com redes e telas de proteção nas janelas, varandas e sacadas

Publicado em 22/03/2017 - 00:00

Construtoras serão obrigadas a entregar apartamentos novos na cidade de São Paulo com redes e telas de proteção nas janelas, varandas e sacadas

São Paulo (SP) – Projeto de Lei nº 138/2017 apresentado pelo vereador Rinaldi Digilio (PRB) obriga que apartamentos novos na cidade de São Paulo sejam entregues com redes e telas de proteção nas janelas, varandas e sacadas.

Pelo texto, o uso ou não do equipamento de segurança será opcional por parte do morador, que deverá comunicar a construtora se quer ou não a instalação, mas as empresas serão obrigadas a ceder as telas e redes ao cidadão paulistano.

De acordo com dados do DataSUS do Ministério da Saúde, de 1996 a 2013, foram registradas 607 mortes de crianças de 0 a 14 anos por quedas de edifícios, média de 33 por ano, grande parte em São Paulo. Em 2014, 567 crianças foram internadas por quedas em edifícios e mais 753 no ano de 2013.

No último sábado (11), um menino de quatro anos morreu ao cair do 16º andar de um edifício na Praia Grande. De acordo com a Polícia Civil, o imóvel não contava com os equipamentos de segurança. O projeto de lei prevê, em caso de descumprimento, multa de R$ 1 mil, que dobrará de valor 30 dias após a primeira autuação.

“O custo desse tipo de equipamento é muito baixo comparado ao valor do imóvel que o comprador paga para a empresa. Além disso, qual o preço de preservar as vidas de nossas crianças?”, indagou o republicano. “A vida não tem preço e a de uma criança, com um futuro pela frente, ainda mais. É claro que esse é apenas um dos cuidados para evitar acidentes, mas queremos que as crianças estejam seguras e felizes”.

Texto e fotos: Lucas Pimenta / Ascom – vereador Rinaldi Digilio

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro