Projeto de Allan Ferreira vai ajudar a identificar e tratar os casos de autismo

Projeto obriga realização de procedimentos para identificar casos precoces de autismo

Câmara de Cachoeiro de Itapemirim (ES) aprovou projeto do vereador Allan Ferreira (PRB) que trata do tema

Publicado em 22/5/2019 - 00:00

Projeto de Allan Ferreira vai ajudar a identificar e tratar os casos de autismo
Câmara de Cachoeiro de Itapemirim (ES) aprovou projeto do vereador Alla Ferreira (PRB) que trata do tema

Cachoeiro de Itapemirim (ES) – A Câmara Municipal aprovou, no dia 14 de maio, projeto de lei do vereador Allan Ferreira (PRB) que torna obrigatória a realização de procedimentos para identificar casos precoces de autismo na rede pública de saúde e educação de Cachoeiro de Itapemirim, mediante capacitação dos profissionais dessas áreas conforme os instrumentos disponíveis e aceitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proposta do republicano se baseia em uma descoberta feita por cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, de que quanto mais cedo o problema for identificado aumentam as chances de sucesso no tratamento.

“Normalmente, o autismo é identificado em torno dos cinco anos. Porém, já estão disponíveis testes que conseguiram perceber marcadores presentes em bebes de dois a seis meses de vida, que mais tarde foram diagnosticados com o transtorno. Quando a criança passa por uma intervenção antes dos três anos, há chances de melhora de 80% nos sintomas”, explica Allan na proposta.

Segundo os pesquisadores, existe uma janela de oportunidade devido à plasticidade do cérebro da criança. Com a intervenção precoce, afirma o estudo, é possível diminuir sintomas como a deficiência intelectual, a dificuldade de linguagem e os desafios comportamentais graves que podem tornar o autismo uma condição potencialmente devastadora – defende um dos autores, o brasileiro Ami Klin, diretor do Marcus Autism Center, nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a proposta, além do tratamento para as pessoas diagnosticadas com autismo, a secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim deverá oferecer apoio psicológico e social (quando necessário) às famílias dos pacientes, de modo a minimizar o sofrimento a que elas possam eventualmente estar sujeitas.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Valtemir Matos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend