Câmara de Cachoeiro de Itapemirim (ES) aprovou projeto do vereador Allan Ferreira (PRB) que trata do tema
Publicado em 22/5/2019 - 00:00
Cachoeiro de Itapemirim (ES) – A Câmara Municipal aprovou, no dia 14 de maio, projeto de lei do vereador Allan Ferreira (PRB) que torna obrigatória a realização de procedimentos para identificar casos precoces de autismo na rede pública de saúde e educação de Cachoeiro de Itapemirim, mediante capacitação dos profissionais dessas áreas conforme os instrumentos disponíveis e aceitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A proposta do republicano se baseia em uma descoberta feita por cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, de que quanto mais cedo o problema for identificado aumentam as chances de sucesso no tratamento.
“Normalmente, o autismo é identificado em torno dos cinco anos. Porém, já estão disponíveis testes que conseguiram perceber marcadores presentes em bebes de dois a seis meses de vida, que mais tarde foram diagnosticados com o transtorno. Quando a criança passa por uma intervenção antes dos três anos, há chances de melhora de 80% nos sintomas”, explica Allan na proposta.
Segundo os pesquisadores, existe uma janela de oportunidade devido à plasticidade do cérebro da criança. Com a intervenção precoce, afirma o estudo, é possível diminuir sintomas como a deficiência intelectual, a dificuldade de linguagem e os desafios comportamentais graves que podem tornar o autismo uma condição potencialmente devastadora – defende um dos autores, o brasileiro Ami Klin, diretor do Marcus Autism Center, nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a proposta, além do tratamento para as pessoas diagnosticadas com autismo, a secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim deverá oferecer apoio psicológico e social (quando necessário) às famílias dos pacientes, de modo a minimizar o sofrimento a que elas possam eventualmente estar sujeitas.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Valtemir Matos
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.