Projeto obriga diretores de estatais a apresentar declaração pública anual de bens

Iniciativa do deputado distrital Julio Cesar foi aprovada pelo Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Publicado em 9/6/2017 - 00:00

Iniciativa do deputado distrital Julio Cesar foi aprovada pelo Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Brasília (DF) O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em primeiro turno, uma proposta de emenda à Lei Orgânica do DF que estende aos diretores de empresas públicas, conselheiros de administração e fiscais de empresas estatais a obrigatoriedade de apresentar a declaração pública anual de bens. A iniciativa é do deputado distrital Julio Cesar (PRB).

Atualmente, são obrigados a fazer declarações públicas anual dos bens, o governador, o vice-governador, deputados Distritais, secretários de Estado, administradores regionais, procurador-geral do Distrito Federal, conselheiro do Tribunal de Contas e o defensor público-geral.

O republicano destaca que a publicidade dos atos e decisões, além de assegurar a respectiva eficácia e produzir efeitos externos, visa propiciar aos interessados o conhecimento, bem como o controle por aqueles por eles atingidos e pelo povo em geral, por meio dos instrumentos que a Constituição Federal e a legislação disponibilizam para a sociedade.

“Estamos em um momento que o povo busca mais transparência, principalmente no que se refere ao dinheiro público. Por isso, acredito que essa alteração proporcionará essa sensação. É justo e necessário tal obrigação ser imposta aos diretores de empresas públicas, conselheiros de administração e fiscais de empresas estatais do Distrito Federal”, ressalta o parlamentar.

Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend