Proposta do parlamentar republicano cria o cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio do estado
Publicado em 9/7/2017 - 00:00
Belo Horizonte (MG) – Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG) que sugere a criação de ações destinadas à prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, a serem realizadas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio da rede pública do estado.
O projeto propõe que as escolas realizem cadastro de obesidade infantojuvenil contendo as medidas antropométricas de massa corporal, estatura e circunferência abdominal dos alunos, com o intuito de se realizar triagem daqueles que apresentam desvios nutricionais e ou risco para doenças crônicas não transmissíveis.
“O ponto chave para o combate à esta doença deve ser a prevenção, baseada em um estilo de vida ativo e em práticas alimentares saudáveis. O sucesso de programas de prevenção e tratamento depende essencialmente do envolvimento da família e da escola. Para tanto, o primeiro passo é o reconhecimento dos pais quanto ao estado nutricional dos filhos, identificando o excesso de peso como risco para a saúde”, defende Gilberto na proposta.
Segundo o parlamentar, a aplicação do cadastro formatado de acordo com as especificações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a escola poderá contribuir para a detecção precoce deste problema de saúde pública e alertar os pais quanto à necessidade de encaminhamento de seus filhos para tratamento, quando necessário.
“A escola constitui o ambiente perfeito para a implantação de programas de mudança de estilo de vida a fim de prevenir o surgimento e o agravamento do excesso de gordura corporal, bem como das doenças que acompanham a obesidade”, ressaltou o deputado.
Ainda segundo a proposta, a prevalência de excesso de peso tem aumentado em todas as faixas etárias no Brasil, a exemplo do que acontece ao redor do mundo. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares demonstram que a proporção de crianças obesas quadruplicou nos últimos 20 anos, e a de adolescentes triplicou no mesmo período.
“A realização periódica destas medidas antropométricas também permitirá a verificação da eficiência de programas de prevenção e tratamento da obesidade que venham a ser implantados no estado”, finalizou Gilberto Abramo.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.