Cristiane Britto defende ações de combate à violência contra a mulher em PE

Cristiane Britto defende ações de combate à violência contra a mulher em PE

Secretária anunciou dois programas elaborados pelo Governo Federal que serão executados em Jaboatão dos Guararapes a partir do mês de outubro: ‘Qualifica’ e ‘Salve uma mulher’

Jaboatão dos Guararapes (PE) – A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos), acompanhou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante visita, nesta sexta-feira (13), em Jaboatão dos Guararapes e Recife. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

Durante o encontro, foram anunciados dois programas elaborados pelo Governo Federal que serão executados em Jaboatão dos Guararapes a partir do mês de outubro. O município será o primeiro do Brasil a receber os ‘Qualifica’ e ‘Salve uma mulher’. A Secretaria Executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes articulou com o ministério para receber as iniciativas.

Em Jaboatão dos Guararapes, a secretária e a ministra visitaram o Centro de Referência Clarice Lispector, que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para a rede municipal de proteção à mulher.

Cristiane Britto destacou a importância de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e a formulação de ações de prevenção em todos as esferas públicas. “Entendemos ainda que a violência contra a mulher conta com o fator muito forte da dependência financeira e estamos desenvolvendo um projeto voltado para autonomia econômica, o Qualifica Mulher. A proposta é oferecer capacitação para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial, as mulheres em situação de violência, por meio de parceria com várias instituições públicas e privadas”, disse a secretária.

Qualificação

O programa Qualifica Mulher tem por finalidade a conquista da autonomia econômica das mulheres, por meio de ações de articulação, fomento à capacitação, qualificação, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho. O programa contempla cursos em parceria com instituições privadas e governamentais; fomentação de núcleos de capacitação e qualificação profissional; e incentivo ao microcrédito, por meio de parceria com bancos.

A outra iniciativa, o programa Salve Uma Mulher é uma iniciativa que busca envolver todas as categorias profissionais no enfrentamento à violência. A proposta é oferecer informação para que as pessoas possam auxiliar as mulheres que estão vivenciando situações de violência. A ideia central é transformar solidariedade e cidadania em movimento de mudança.

Para alcançar esses objetivos, o programa contempla a realização de campanhas, ações de sensibilização, capacitação de voluntários e por fim, a criação de grupos de apoio.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Ascom – MDH

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.