Cristiane Britto defende ações de combate à violência contra a mulher em PE

Cristiane Britto defende ações de combate à violência contra a mulher em PE

Secretária anunciou dois programas que serão executados em Jaboatão dos Guararapes a partir do mês de outubro: Qualifica e Salve uma mulher

Publicado em 13/09/2019 - 00:00

Jaboatão dos Guararapes (PE) – A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto (Republicanos), acompanhou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante visita, nesta sexta-feira (13), em Jaboatão dos Guararapes e Recife. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

Durante o encontro, foram anunciados dois programas elaborados pelo Governo Federal que serão executados em Jaboatão dos Guararapes a partir do mês de outubro. O município será o primeiro do Brasil a receber os ‘Qualifica’ e ‘Salve uma mulher’. A Secretaria Executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes articulou com o ministério para receber as iniciativas.

Em Jaboatão dos Guararapes, a secretária e a ministra visitaram o Centro de Referência Clarice Lispector, que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para a rede municipal de proteção à mulher.

Cristiane Britto destacou a importância de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e a formulação de ações de prevenção em todos as esferas públicas. “Entendemos ainda que a violência contra a mulher conta com o fator muito forte da dependência financeira e estamos desenvolvendo um projeto voltado para autonomia econômica, o Qualifica Mulher. A proposta é oferecer capacitação para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial, as mulheres em situação de violência, por meio de parceria com várias instituições públicas e privadas”, disse a secretária.

Qualificação

O programa Qualifica Mulher tem por finalidade a conquista da autonomia econômica das mulheres, por meio de ações de articulação, fomento à capacitação, qualificação, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho. O programa contempla cursos em parceria com instituições privadas e governamentais; fomentação de núcleos de capacitação e qualificação profissional; e incentivo ao microcrédito, por meio de parceria com bancos.

A outra iniciativa, o programa Salve Uma Mulher é uma iniciativa que busca envolver todas as categorias profissionais no enfrentamento à violência. A proposta é oferecer informação para que as pessoas possam auxiliar as mulheres que estão vivenciando situações de violência. A ideia central é transformar solidariedade e cidadania em movimento de mudança.

Para alcançar esses objetivos, o programa contempla a realização de campanhas, ações de sensibilização, capacitação de voluntários e por fim, a criação de grupos de apoio.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: Ascom – MDH

Reportar Erro