Por iniciativa do vereador Devanir Ferreira, supermercados de Vitória estão proibidos de conferir nota fiscal na saída do estabelecimento

Norma foi sancionada recentemente pelo Executivo Municipal.

Publicado em 16/8/2015 - 00:00

Por iniciativa do vereador Devanir Ferreira, supermercados de Vitória estão proibidos de conferir nota fiscal na saída do estabelecimento
Norma está prevista no Projeto de Lei nº 0019/2015, de autoria do vereador Devanir Ferreira, sancionado recentemente pelo Executivo Municipal.


Vitória (ES) –
Supermercados, atacadões e varejistas estão proibidos de reter a nota fiscal dos consumidores na saída do estabelecimento com a exigência de nova conferência das mercadorias que foram compradas e pagas nos caixas. A norma está prevista no Projeto de Lei nº 0019/2015, de autoria do vereador Devanir Ferreira (PRB-ES), sancionada recentemente pelo Executivo Municipal.

“Nada é mais constrangedor do que, após enfrentar uma imensa fila nos caixas de supermercado, se deparar, já na saída do estabelecimento, com um fiscal obrigando o consumidor a apresentar a nota fiscal e conferindo todos os produtos do carrinho de compras”, justificou o republicano. Na avaliação dele, a prática é desnecessária para com o cliente, além de expor o mesmo ao status de “suspeito” como se tivesse saindo do estabelecimento sem pagar pelos produtos.

Caso haja a necessidade do controle por parte do estabelecimento, Devanir Ferreira sugere que a conferência seja feita ainda nos caixas, no momento do pagamento. “Com esta ação fica preservado o respeito e proteção ao consumidor, sem imposição de regras que expõe o mesmo ao constrangimento”, argumentou.

Texto e foto: Luciene Costa / Ascom – vereador Devanir Ferreira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend