Por iniciativa de Arimateia, superendividamento do idoso é tema de audiência pública

Republicano José de Arimateia discutirá o tema na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia

Publicado em 14/6/2016 - 00:00

Por iniciativa de Arimateia, superendividamento do idoso é tema de audiência pública
O evento acontecerá a partir das 10h, na Sala Jairo Azi

 

Salvador (BA) –  O dia 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Atento à data, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) discutirá o Superendividamento do Consumidor Idoso, Aposentado e Pensionista na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento acontecerá a partir das 10h, na Sala Jairo Azi.

Como presidente do Colegiado, Arimateia realizou no último dia 18 de maio uma visita ao Juizado Cível de Apoio ao Superendividado. O intuito foi se informar sobre as principais demandas da instituição, idealizada pela Juíza Fabiana Pelegrino. “Uma das informações que obtivemos lá foi de que os idosos são uma parcela representativa das pessoas que chegam ao Juizado e não havia data mais oportuna para abordar o tema de forma mais aprofundada”, justificou o deputado republicano.

Além da Juíza Titular do Sistema dos Juizados Especiais, Fabiana Pelegrino, a Audiência Pública contará com a palestras do Supervisor do Juizado Cível de Apoio aos Superendividados, Rafael Souto, do professor e administrador Antônio Carvalho e do professor e psicólogo Adailton Souza. O evento contará também com a participação do Presidente da Associação dos Pensionistas e aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev / Casa do Aposentado), Marcos Barroso.

De acordo com dados do Juizado Cível de Apoio ao Superendividado, mais de 40% das pessoas que procuram o auxílio da instituição para renegociar seus débitos são idosos e pessoas em fase de pré-aposentadoria. Por outro lado, as instituições financeiras são as causadoras campeãs de endividamento, ao realizarem empréstimos consignados e aplicarem juros abusivos. “O responsável pelo endividamento não é o ganho insuficiente, mas a relação que se estabelece com o dinheiro. Gastar mais do que se ganha é fator preponderante para esta situação”, completou o Supervisor Rafael Souto.

Texto: Fernanda Patrocínio / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend