Pena maior para estacionamento indevido em vagas especiais

Projeto de Antonio Bulhões quer garantia de acessibilidade a idosos e deficientes

Publicado em 14/4/2011 - 00:00

Pena maior para estacionamento indevido em vagas especiais
Projeto de Antonio Bulhões quer garantia de acessibilidade a idosos e deficientes

Brasília (DF) – A Câmara analisa o Projeto de Lei 131/11, do deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP), que torna infração grave (cinco pontos na carteira de habilitação) o uso indevido de vagas de estacionamento para idosos e portadores de deficiência física. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não prevê punição específica para o caso, e determina apenas que estacionar o carro em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas seja considerado infração leve (três pontos na carteira), punida com multa e remoção do veículo.

A proposta também inclui os estacionamentos, externos ou internos, de prédios públicos ou de uso coletivo entre os locais sujeitos a fiscalização. Atualmente, esses estacionamentos não são considerados vias terrestres abertas à circulação pública e, por isso, não são fiscalizados pelos órgãos de trânsito.

Segundo Bulhões, o propósito é garantir o direito das pessoas idosas e portadoras de deficiência física de estacionar nas vagas a elas destinadas. “Não é preciso ser muito perspicaz para perceber que essas vagas são muitas vezes ocupadas por pessoas que estão longe de atender aos requisitos necessários”, ressalta. “Para que os reais detentores do direito não se vejam obrigados a estacionar em locais distantes do seu destino, e das rampas que lhes permitem a acessibilidade, é que propomos essas alterações”, acrescenta o deputado do PRB.

O PL 131/11 tramita em caráter conclusivo e aguarda deliberação na Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Edição: Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Fonte: Agência Câmara

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend