Silvio Costa Filho quer impulsionar inserção de jovens no mercado de trabalho

Silvio Costa Filho quer impulsionar inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado do Republicanos alreta que uma média de 23% dos jovens brasileiros estão fora do mercado de trabalho

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e a Comissão de Educação realizaram audiência pública em conjunto para debater o desemprego da Juventude no Brasil. “Uma média de 23% dos jovens brasileiros estão fora do mercado de trabalho”, argumenta o deputado. O propósito é discutir o assunto para chegar à construção de uma agenda que integre Parlamento, sociedade e iniciativa privada.

“O Congresso vive o momento mais reformista da história do país desde a Constituição de 88. Tivemos a aprovação da reforma da Previdência e da Medida Provisória da Liberdade Econômica. Estamos prestes a votar as reformas Administrativa e Tributária, além do Novo Pacto Federativo. É mais do que nunca o momento de apresentarmos algo concreto para a geração de emprego e renda”, disse Silvio Costa Filho.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o desemprego para a essa parcela da população é três vezes maior em relação aos demais. Do total de desempregados, a juventude ocupa 25%, são 4 milhões de jovens fora do mercado de trabalho. Existem aproximadamente 50 milhões entre 12 e 29 anos no país, dos quais 11 milhões, ou seja 23%, nem estudam nem trabalham, os chamados “nem-nem”.

Segundo a secretária da Juventude do Ministério da Mulher, Jayana Nicaretta, os números são bem preocupantes porque a mão de obra dos jovens já não atende mais a demanda e isso tende a ficar mais acentuado conforme o avanço tecnológico. “Atualmente, existem 460 mil vagas de trabalho abertas em tecnologia da informação, mas falta profissionais qualificados. Estamos falando de meio milhão de jovens que poderiam estar trabalhando, e do mercado, que deixa de avançar porque não estamos preparando profissionais para a área”, afirmou.

A capacitação foi tema também abordado pelo representante do SENAI, Felipe Morgado. Para ele, é necessário adequar a qualificação de trabalhadores e o desenvolvimento das indústrias ao mercado. “Não adianta formar profissionais desalinhados da demanda do setor produtivo. As políticas públicas devem acompanhar o desenvolvimento e a movimentação do setor produtivo”, argumentou.

Morgado observa que o maior desafio é fazer com que as empresas sejam mais ágeis e aprendam a desenvolver soluções de educação profissional voltados para a indústria 4.0. Na avaliação dele, a quarta revolução industrial é uma ocasião para o país se sobressair. “Todo o mundo vai ter que se requalificar para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, então essa é uma oportunidade para o Brasil diminuir a distância em relação aos países mais desenvolvidos”.

A diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marilza Machado, adiantou que a reforma do ensino médio trará a formação técnica e profissional de forma obrigatória. Atualmente, apenas 8% dos jovens fazem educação profissional associada ao Ensino Médio. Segundo Marilza, essa opção tende a ser a mais procurada entre eles. “Cada escola vai ter que oferecer as duas opções. Além do certificado de educação básica, o jovem vai ter o certificado de técnico que pode, inclusive, aumentar as possiblidades de ele dar continuidade aos estudos”, finalizou.

Convocaram a audiência pública juntamente ao deputado Silvio Costa Filho, os deputados Lucas Gonzalez e Mariana Carvalho.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.