Lincoln Portela pede nomeação de aprovados no concurso do INSS em 2015

Deputado Lincoln Portela alerta que o déficit de servidores da autarquia passa de três mil

Brasília (DF) – O deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG) encaminhou ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, indicação solicitando a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizado em 2015.

A autarquia prorrogou a validade do concurso para técnico e analista do seguro social até o dia 5 de agosto de 2018. Já foram convocados até o momento 650 aprovados, sendo 200 na última portaria, publicada no dia 17 de abril de 2017. No entanto, segundo o parlamentar, “há, ainda, 300 candidatos aprovados dentro do número de vagas que precisam ser chamados”.

O republicano destaca que o órgão carece de funcionários, o que pode comprometer a eficiência da análise e da concessão de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Além disso, há o risco de uma redução considerável do quadro funcional devido ao número de aposentadorias iminentes. Os dados são do Tribunal de Contas da União (TCU).

O republicano lembrou, ainda, que o TCU recomendou que o INSS realize atividades de treinamento e identificação das agências da previdência que possuam maior concentração de concessões com número reduzido de servidores, para ajustar o quantitativo de pessoal e, consequentemente, melhorar a qualidade do atendimento à população e os indicadores relacionados à atividade de concessão de benefícios.

“Em 2013, o TCU já havia apontado a necessidade de melhorias na qualidade dos serviços prestados nas agências da previdência social e a existência de algumas deficiências em relação à rede de atendimento e à estrutura de pessoal”, apontou o parlamentar.

Lincoln Portela alerta que “há um déficit de mais de três mil servidores no INSS, e que 10.342 técnicos do seguro social já se encontram recebendo abono de permanência, e que há ao todo 19 mil cargos vagos em toda a autarquia, o que pode levar ao colapso apontado pelo TCU. “O objetivo dessa indicação é mitigar o sofrimento da população nas filas das agências e de prevenir o colapso iminente em toda a rede de atendimento do INSS”, frisou.

Texto: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.