CPI de Brumadinho aprova relatório pelo pedido de indiciamento da Vale

CPI de Brumadinho aprova relatório pelo pedido de indiciamento da Vale

Gilberto Abramo assumiu os trabalhos da CPI, em fevereiro, participando das reuniões e interrogatórios que deram subsídios ao relatório final

Brasília (DF) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rompimento da Barragem de Brumadinho aprovou, semana passada, o relatório final sobre as investigações do caso. Pelo texto, as empresas Vale, TÜV SÜD e de mais 22 pessoas, além da Schvartsman deverão ser indiadas por homicídio doloso e lesão corporal dolosa. Além disso, a Vale e a TÜV SÜD também deverão responder por delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Gilberto Abramo, deputado federal pelo Republicanos Minas Gerais, assumiu os trabalhos da CPI, em fevereiro deste ano, participando das reuniões e interrogatórios que deram subsídios ao relatório final. Segundo o parlamentar, que também é segundo vice-presidente do colegiado, objetivo é que seja feito justiça junto aos órgãos competentes, uma vez que as provas foram pertinentes. “Há provas concretas as quais demonstram que pessoas e empresas tinham conhecimento de que a tragédia iria acontecer”, ressaltou.

O documento deverá ser enviado a 25 órgãos no âmbito federal e estadual dos Poderes Executivo, Legislativo, além do Ministério Público.

Caso

Em janeiro deste ano, uma barragem da Vale rompeu em Brumadinho, levando uma enxurrada de lama à região. Mais de 250 mortes foram confirmadas, e ainda há pessoas desaparecidas.

Durante a votação do relatório final, famílias das vítimas levaram faixas e cartazes e distribuíram aos deputados fotos dos mortos na tragédia.

Texto: Lélia Queiroz / Ascom – deputado federal Gilberto Abramo
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.