Falta informação na maioria das embalagens de chocolate

Falta informação na maioria das embalagens de chocolate

As oito marcas de chocolate mais vendidas no Brasil foram pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A conclusão é que a maioria deixa a desejar no quesito informação. Não consta nos rótulos de muitos produtos, a quantidade de cacau.

O levantamento incluiu as marcas Arcor, Brasil Cacau, Cacau Show, Garoto, Hershey’s, Kopenhagen, Lacta e Nestlé. Entre os chocolates ao leite, apenas os da Cacau Show têm o percentual estampado na embalagem. As outras marcas não fazem menção à quantidade do fruto.

O teor de cacau também não consta nas embalagens de muitos chocolates meio amargo e amargo. Dos oito meio amargos pesquisados, apenas três têm a informação no rótulo: Cacau Show, Hersheys e Arcor. Entre as marcas de chocolate amargo, dois não têm o dado: os tabletes de 40g e 85g da Kopenhagen e os tabletes de 20g e 100g da Brasil Cacau.

A pesquisa revela mais: entre os produtos pesquisados, cinco são fabricados apenas com a quantidade mínima de cacau estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É importante saber que para ser considerado chocolate, o produto deve ter, ao menos, 25% de cacau.

Como se pode observar, o direito à informação, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, não está sendo respeitado pela maioria dos fabricantes de chocolate. Isso demonstra que para os empresários, a informação é uma estratégia de marketing utilizada somente quando é conveniente para eles. Não haveria necessidade de uma norma específica sobre o assunto. Deveria sim, partir dos fabricantes, a conscientização pela transparência.

Sem a descrição no rótulo fica impossível para o consumidor certificar-se dos benefícios do cacau à saúde, como a produção de mais serotonina, que dá a sensação de bem-estar e diminui a pressão arterial. Portanto, se o fabricante não respeita o cidadão, o consumidor deve dar resposta à altura, não adquirindo estes produtos sem especificação nos rótulos e exigindo esse direito, através dos canais de atendimento.

Vinicius Carvalho é advogado especialista em Direito do Consumidor

Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog – (Orientação sobre direito do consumidor)
E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.