PRB Igualdade Racial debate política de reparação para minorias no MA

PRB Igualdade Racial debate política de reparação para minorias no MA

Evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão e debateu políticas públicas de reparação das desigualdades sociais impostas à população negra

São Luís (MA) – Com a participação de cerca de 200 pessoas de várias regiões do Maranhão, a coordenação do PRB Igualdade Racial promoveu, na última sexta-feira (8), a 1ª Conferência Estadual com o tema: Polícia de Reparação para minorias, realizada no Plenário Manuel Beckman da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O evento contou com a participação de comitivas das cidade de Bacabeira, Santa Rita, Itapecuru e outros municípios do estado. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender mais sobre o assunto, as dificuldades enfrentadas pela população negra no mercado de trabalho, o enfrentamento ao preconceito e também sobre a falta de políticas públicas eficientes para reparar as desigualdades sociais.

Para o coordenador estadual do PRB Igualdade Racial, Dilton Carvalho, a primeira edição do evento foi marcada por relevantes debates e fortalecimento da luta contra as desigualdades sociais impostas à população negra do estado. “O público que participou da nossa conferência saiu com outra mentalidade, e acima de tudo com o compromisso de defender mais oportunidades e também políticas eficientes de enfrentamento ao racismo”, frisou Carvalho.

A coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, deputada federal Tia Eron (PRB-BA), debateu sobre a luta contra o racismo e injúria racial no Brasil, com estudos de casos, e ministrou a palestra “Mulher negra e os desafios no caminho da emancipação”.

Entre os palestrantes estavam também o deputado estadual Júnior Verde (PRB-MA). Ele tratou sobre os casos de trabalho escravo no estado e as políticas públicas existentes de combate. O palestrante mostrou dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de órgãos estaduais sobre a incidência de trabalho escravo no Maranhão e no Brasil.

Com a palestra “Políticas Públicas para Afrodescentes”, o secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou os projetos e ações que o governo estadual tem desenvolvido para assegurar mais oportunidades aos negros no mercado de trabalho e na reparação de injustiças históricas impostas à população negra maranhense.

O presidente do PRB Maranhão, deputado federal Cleber Verde, agradeceu a participação de todos e parabenizou o coordenador Dilton Carvalho pelo evento. “Esta conferência foi o marco para o grande avanço da militância e já estou a espera da segunda conferência. Parabéns a todos que fazem parte dessa luta tão digna e justa”, destacou.

O evento contou com a participação de lideranças políticas e dos movimentos sociais do estado. Na lista de convidados estavam a presidente do Conselho Municipal das Populações Afro-descendentes (Comafro), Áurea Borges; do superintendente do Incra, George Aragão; coordenadora estadual do PRB Mulher, Jesus Verde; o coordenador estadual do PRB Juventude, Jorge Júnior; e o presidente do PRB de São Luís, Francinaldo Olandra.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Marco Salles / Ascom – PRB Igualdade Racial do MA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.