Ministro Marcos Jorge recebe o Título de Cidadão de Jacobina (BA)

Ministro Marcos Jorge recebe Título de Cidadão de Jacobina (BA)

Homenagem teve como objetivo reconhecer a atuação do republicano na liberação de recursos para o município

Publicado em 31/07/2018 - 00:00

Ministro Marcos Jorge recebe o Título de Cidadão de Jacobina (BA)
Homenagem teve como objetivo reconhecer a atuação do republicano na liberação de recursos para o município

Jacobina (BA) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), foi homenageado com o “Título de Cidadão Jacobinense”, na Câmara municipal da cidade, no último sábado (28).

Recentemente, a cidade recebeu a liberação de R$ 10 milhões em recursos do governo federal que serão aplicados em saneamento básico. A conquista veio após a união dos esforços da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) com Marcos Jorge. Com o montante, quase três mil ligações intradomiciliares serão realizadas na cidade.

“É uma conquista enorme para a cidade. Quando vi a necessidade do município, procurei o ministro Marcos Jorge que se empenhou totalmente para a liberação dos recursos. Não só a Bahia, como a cidade de Jacobina fazem parte da história do ministro. Nossa terra também é terra dele. É onde está seu sangue e suas raízes. O ministro é filho de baiano com uma paraibana”, conta Tia Eron.

Os pais de Marcos Jorge se conheceram na Bahia. Seu avô materno, mais conhecido como Antônio Paraibano, saiu da Paraíba e se instalou na região de Jacobina. Era agricultor, proprietário de terras na região. Foi dono de fazendas como a Santo Antônio, Santa Maria e Mocozeira.

“Seu pai nasceu lá. Conheceu a esposa e mãe do ministro lá também. Se mudaram para São Paulo, depois foram para o Rio, onde nasceu o ministro. Aos dez anos, Marcos Jorge se mudou para a região de Jacobina. Morou em Lajes do Batata e na Caatinga do Moura, no Roçado, com seu pai, o saudoso Jorge Carneiro de Lima. Seu pai faleceu em 2004. Marcos Jorge viveu na Bahia até seus 14 anos”, pontua a Tia Eron.

O republicano chegou a Salvador na sexta-feira (27). No sábado, ele visitou o complexo do Cimatec na capital baiana e participou de um almoço com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), dr. Hilton Lima. Acompanhado de Tia Eron, o ministro chegou em Jacobina para receber o prêmio de cidadão às 16 horas e realizou ainda uma visita pela cidade onde cumpriu agenda até o domingo (29).

Participaram da solenidade o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro; o vice-prefeito, Cleriston Moreira; o presidente da Câmara, Noelson Oliveira; o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA); o presidente da Fieb, dr. Hilton Lima; os vereadores Jane Márcia, Eduardo Ribeiro, Luzinete Lucena, Pedro Mário, Aloísio Queiroz, entre outros.

Biografia

Marcos Jorge atuou como ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de 4 janeiro a 9 março de 2018, sendo empossado como efetivo no dia 10 de abril do mesmo ano. Também exerceu os cargos de secretário-executivo e de chefe de gabinete no mesmo ministério. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e membro titular do Conselho Fiscal da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame). Presidiu o Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig) e o Comitê Nacional de Investimentos (Coninv). Foi um dos grandes responsáveis pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Texto e foto: Ascom – PRB Bahia
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro