Jutay Meneses quer instituir o dia estadual do Braille

Iniciativa vai garantir o debate social sobre os direitos da pessoa com deficiência e sua plena integração na sociedade

Publicado em 09/05/2017 - 00:00

jutay-meneses-prb-quer-instituir-o-dia-estadual-do-braille-foto-ascom-08-05-17
Iniciativa vai garantir o debate social sobre os direitos da pessoa com deficiência e sua plena integração na sociedade

João Pessoa (PB) – Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba o Projeto de Lei nº 1.319/2017, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB), que institui o Dia Estadual do Sistema Braille. A data será celebrada todos os anos, sempre no dia 8 de abril.

“Esse projeto promove em nosso Estado a oportunidade de incentivar as organizações e inserir cada vez mais as pessoas cegas a sua plena integração na sociedade. Contamos com o apoio dos deputados para aprovação dessa matéria”, destacou o republicano.

Segundo Jutay, no Dia Estadual do Sistema Braile as entidades públicas e privadas realizarão eventos destinados a reverenciar a memória de Louis Braille, divulgando e destacando a importância do seu sistema na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual, por meio de diversas ações.

De acordo com o deputado, o dia sugerido em projeto vai garantir o debate social sobre os direitos da pessoa com deficiência, e sua plena integração na sociedade sobre a inserção no mercado de trabalho, além de garantir espaço para uma discussão sobre a prevenção da cegueira. “Também pode ser um dia para se incentivar a produção de mais textos em Braille”, disse o deputado.

Símbolos

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro