Eríka Negarottê se reúne com autoridades e cobra melhorias para a saúde indígena

Érika Negarottê se reúne com autoridades e cobra melhorias para a saúde indígena

A vereadora republicana participou de reunião com o prefeito de Comodoro e representantes do MPF e da Funai na busca de soluções para a saúde do município e região

Publicado em 11/03/2017 - 00:00

Eríka Negarottê se reúne com autoridades e cobra melhorias para a saúde indígena
Vereadora Érika, com o prefeito de Comodoro, Jeferson Ferreira Gomes durante reunião

Comodoro (MT) – A vereadora Érika Negarottê (PRB) esteve reunida na última quinta-feira (9) com equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), representantes políticos, do Ministério Público Federal (MPF), Funai e Procuradoria da República e pediu prioridade das autoridades no atendimento básico de saúde para os indígenas de Comodoro e região.

Durante o encontro, na Câmara Municipal de Comodoro, que contou com a presença do prefeito do município, Jeferson Ferreira Gomes (DEM) e do vice-prefeito Valdeir do Cartório (PRB), a vereadora e os representantes das comunidades indígenas solicitaram que o atendimento de referência (aquele para os casos mais graves) seja feito em Mato Grosso. Segundo ela, atualmente os indígenas com quadro de saúde mais grave são levados para atendimento médico em Vilhena (Rondônia), a 117 km de Comodoro, onde fica a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).erika-negarotte-vereadora-prb-saude-indigena-comodoro-mt-foto-cedida-10-03-2017-03

“Nossa comunidade indígena reivindica a mudança da DESEI para o Estado de Mato Grosso.  Estamos sendo atendidos em Rondônia e o atendimento é precário e desumano. Falta remédios e já houve até mortes de crianças indígenas por conta da falta destes serviços. Queremos ser atendidos em nossa cidade Comodoro”, defendeu a vereadora Érika.

De acordo com a vereadora Érika, que pertence à etnia Nambikwara, cerca de dois mil indígenas carecem de atendimento adequado, enquanto os recursos do governo federal que deveria atender a estes indígenas estão sendo deslocado para a DSEI de Vilhena, em Rondônia.

Após ouvir as reinvindicações dos representantes indígenas, foi solicitado pelas autoridades que fosse feita ata com as devidas demandas para sejam enviadas ao Ministério da Saúde, que avaliará a viabilidade e o atendimento ao pedido dos povos indígenas de Comodoro e região.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend