Deficientes e pessoas com doenças crônicas podem ter gratuidade de passagens no CE

Segundo o autor da proposta, deputado estadual David Durand (PRB), “o estado tem o compromisso de cuidar dessas pessoas”

Publicado em 28/01/2017 - 00:00

A gratuidade, segundo o deputado estadual David Durand, é um dever do Estado
A gratuidade, segundo o deputado estadual David Durand, é um dever do Estado

davida-durand-projeto-lei-cadeirantes-foto1-ascom-26-01-2016

Fortaleza (CE) – O deputado estadual David Durand (PRB-CE) trabalha para tornar o transporte intermunicipal de passageiros gratuito para pessoas com deficiência e/ou portadoras de doenças crônicas. Para isso, o republicano apresentou uma proposta que pede a alteração da Lei de nº 12.568 de 30 de abril de 1996, que trata sobre o assunto.

Ao justificar a importância do projeto, o parlamentar afirma que “o estado tem o compromisso de cuidar dessas pessoas, e com a carência da maioria de nossos municípios, os portadores de doenças crônicas e deficientes físicos necessitam realizar deslocamentos para centros urbanos mais desenvolvidos. Via de regra para a nossa capital”, enfatiza o deputado.

O artigo 2º do projeto define que o benefício de isenção será para os usuários que comprovem que a renda bruta familiar per capita não seja superior a dois salários mínimos. Fixa ainda que o laudo médico de avaliação deve ser fornecido por profissional habilitado no Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria de Saúde do Estado ou da Secretaria de Saúde do município de domicílio com identificação do paciente. Além disso, o laudo deverá conter informações sobre necessidade de acompanhante, se a deficiência é permanente ou necessita de nova avaliação, bem como a data da reavaliação.

O projeto também determina que nos casos em que houver a prescrição médica da necessidade de acompanhante deverá ser indicado no requerimento de concessão do benefício o nome de até três pessoas maiores de 18 anos, anexado a este, fotocópia do RG legível destas pessoas.

Para fazer o projeto virar lei, o deputado republicano tem conversando muito e apresentado os benefícios da medida aos demais parlamentares da Casa Legislativa.

Texto e foto: Ascom – Assembleia Legislativa do Ceará
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro