Carlos Alberto promove debate sobre a saúde mental infanto-juvenil

Para o deputado do PRB, o debate foi importante pois buscou respostas e soluções para a saúde mental infanto-juvenil do Amazonas

Publicado em 23/9/2017 - 00:00

Para o deputado Carlos Alberto, o debate foi importante pois buscou respostas e soluções para a saúde mental infanto-juvenil do Amazonas

Manaus (AM) – Por iniciativa do deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), a Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu uma audiência pública, na sexta-feira (22), para debater a saúde mental infanto-juvenil.

De acordo com o deputado Carlos Alberto, o debate foi importante pois buscou respostas e soluções para a saúde mental infanto-juvenil. “Esse tema merece nossa atenção. Tivemos diversas autoridades unidas e lutando para dar condições melhores para nossas crianças, jovens e adolescentes. Assim, buscamos resultados positivos para a nossa sociedade”, disse o parlamentar.

O evento teve a participação do defensor público Arlindo Gonçalves, que é o titular da Defensoria Especializada em Saúde, o presidente Gibson dos Santos, do Conselho Regional de Psicologia, a psicóloga Rosângela Alfiero, da Policlínica Codájas, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente, Silvia Carla, o deputado estadual Luiz Castro, Luciana Diederich, que é gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Efthmia Simões haidos, que também faz parte da Rede de Atenção Psicossocial e de representantes da Polícia Militar do Amazonas (PM), Conselho Tutelar e dentre outras entidades do Amazonas.

Conforme Silvia Carla, esses debates são importantes para o estado, pois são muito relevantes para a construção de um Amazonas preocupado com a infância e juventude. “Quando se trata de criança e adolescente nos sentimos bastante satisfeitos, tranquilos e por participar como Conselho Estadual desse processo. É um trabalho árduo e difícil, mas contínuo. Quando falamos da saúde mental da criança e adolescente visualizamos o artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que a responsabilidade legal são dos pais de resguardar os direitos delas. Também olhamos para a Rede de Proteção a Criança e Adolescente, e visualizamos onde eles poderiam ter acesso”, frisou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente.

O defensor público Arlindo Gonçalves afirmou que a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) criou recentemente o Núcleo Especializado de Proteção a Saúde, que buscam a defesa do direito fundamental da saúde na sociedade amazonense. “Estamos trabalhando para pessoas que buscam tratamento ou internação. Aquele apoio de medicamentos, que muitas vezes é negado pelo Estado ou existe uma demora. Na medida do possível procuramos não priorizar a questão processual e sim a vida humana. Tentamos lutar com outros órgãos para chegar a uma solução adequada”, destacou Gonçalves.

Mais ações

Segundo o deputado Carlos Alberto, neste ano mais ações e debates serão realizados pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Aleam.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend