Carlos Alberto pede celeridade no atendimento a crianças com câncer no AM

Carlos Alberto pede celeridade no atendimento a crianças com câncer no AM

Segundo o Inca, o câncer já ocupa o primeiro lugar na região Norte entre as causas de morte por doença em crianças e adolescentes

Publicado em 11/5/2016 - 00:00

Carlos Alberto pede celeridade no atendimento a crianças com câncer no AM
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer já ocupa o primeiro lugar na região Norte entre as causas de morte por doença em crianças e adolescentes na faixa etária entre 01 a 19 anos

 

Manaus (AM) – Celeridade. Esse foi o tom utilizado pelo líder do PRB na Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Carlos Alberto, ao solicitar da rede de saúde pública e particular, em caráter de urgência e por meio de projeto de lei, o atendimento prioritário de menores com necessidades de cuidados mediante a um quadro de câncer. “Venho a esta tribuna trazer destaque para uma triste realidade que estamos enfrentando nos dias de hoje: o avanço do câncer infanto-juvenil, uma vez que, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a enfermidade já ocupa o primeiro lugar na região Norte entre as causas de morte por doença em crianças e adolescentes na faixa etária entre 01 a 19 anos”, detalhou o parlamentar.

Ainda em seu discurso, Carlos Alberto ressaltou que no Amazonas, em cinco anos, 400 pacientes menores morreram por causa da doença. “Essas informações foram colhidas junto ao Ministério da Saúde por meio de registros do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus)”, informou.

O deputado republicano também mencionou a preocupação da classe médica sobre a importância de atentar para os sintomas da doença, considerando que a descoberta precoce aumenta em 80% a chance do paciente desta faixa etária se recuperar. “Vale ressaltar que a ciência vem buscando alternativas de tratamento contra a doença, porém é responsabilidade de todos atentarmos para a saúde de nossas crianças e adolescente, unindo forças para efetivarmos medidas preventivas de identificação, pois a análise do câncer infantil ainda é um processo complexo e de muitas variáveis e de grande influência”, observou.

Precocidade

A descoberta precoce e o início do tratamento contra o câncer é fator determinante na redução da mortalidade. “Diante do exposto apresentei nesta casa um projeto de lei que determina o atendimento preferencial e emergencial à criança e ao adolescente com suspeita de câncer, para todos os exames na fase de investigação e tratamento no âmbito do Estado do Amazonas”, esclareceu.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend