Campanha Leão Cidadão mobiliza servidores da administração e da saúde em Parnamirim

Iniciativa destina 3% do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ao Fundo da Infância e do Adolescente – FIA

Publicado em 13/03/2019 - 00:00

Campanha Leão Cidadão mobiliza servidores da administração e da saúde em Parnamirim
Prefeito Rosano Taveira (PRB) e representantes do Ministério Público do RN e da Receita Federal se reuniram para tratar da campanha

Parnamirim (RN) – Dando continuidade à Campanha Leão Cidadão, que destina 3% do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ao Fundo da Infância e do Adolescente – FIA, o prefeito Rosano Taveira (PRB) e representantes do Ministério Público do RN e da Receita Federal se reuniram, na manhã de terça-feira (12), no Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro.

A reunião que contou com a presença de servidores das Secretarias de Administração e Recursos Humanos (Searh) e Saúde, além de servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública teve como objetivo reforçar a adesão a Campanha de apoio ao FIA, que tem como finalidade ajudar as instituições da área do município.

“Queremos formar multiplicadores desta ideia para beneficiar a infância e a juventude de Parnamirim, alavancando essa iniciativa frente a outras secretarias, possibilitando o apoio a mais projetos e cuidados na direção dos nossos cidadãos”, disse Rosano Taveira.

A declaração do IRPF à Receita Federal e consequentemente, a adesão à Campanha Leão Cidadão pode ser feita até 30 de março, para quem recebeu vencimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2018.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Parnamirim, Isabelita Garcia, ressaltou que a campanha não trata de uma doação, e sim, de uma destinação. “Ao invés de serem destinados à Receita Federal, esses recursos ficam no município para serem aplicados em favor das políticas sociais para crianças e adolescentes”, disse.

Rozicleide Gomes, advogada e técnica do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente -COMDICA, reforçou que a destinação não traz qualquer ônus para o contribuinte. “O contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. Apenas destina parte do seu imposto ao FIA, e não, ao Tesouro Nacional”, disse.

Juíza Ilná Rosado, da Vara da Infância, Juventude e Idosos da Comarca de Parnamirim destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Parnamiirm, através da figura do prefeito Rsoano Taveira. “A prefeitura de Parnamirim tem tido grande importância nesse processo, principalmente o prefeito que tem estado presente em todos eventos o que chama ainda mais a atenção da população”, destacou.

O pagamento é efetuado por meio de um DARF, Documento de Arrecadação de Receitas Federais, que deve ser pago com o Imposto de Renda para o Governo. Serão gerados dois DARFS, um para o Governo e outro para destinação, limitado a 3% do imposto devido.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro