Bulhões alerta para os riscos do acesso exagerado de crianças à tecnologia

Republicano reconhece que as mídias digitais podem ser utilizadas para o aprendizado e interação social saudável, mas devem ser usadas com prudência

Publicado em 23/8/2017 - 00:00

Bulhões alerta para os riscos do acesso exagerado de crianças à tecnologia
“Não temos ainda noção do que isso pode significar para a saúde física e mental delas”, disse Antonio Bulhões

Brasília (DF) – O deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) chamou atenção para as consequências da exposição de crianças e adolescentes aos conteúdos digitais. “Não temos ainda noção do que isso pode significar para a saúde física e mental delas”, disse o republicano nesta terça-feira (22), ao comentar as recomendações publicadas recentemente pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

De acordo com o documento, o uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou aplicativos pode causar dificuldades na interação social e afetiva com outras pessoas, além de prejudicar o desempenho escolar. Podendo, inclusive, levar a distúrbios do sono, sedentarismo, problemas auditivos e visuais.

“Temos que nos preocupar com o acesso a conteúdos digitais pelas nossas crianças para que elas possam crescer saudáveis atingindo todo seu potencial em vez de ficarem isoladas em seus quartos utilizando estes equipamentos. Os pais devem incentivar os momentos em família sem o uso da tecnologia para que eles possam conversar e interagir no mundo real”, afirmou Bulhões.

Para crianças com menos de dois anos, o manual da Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda desencorajar, evitar e, até mesmo, proibir a exposição em frente às telas digitais. Para as crianças de 2 a 5 anos de idade, é indicado o limite a, no máximo, uma hora por dia, e que isso não ocorra no próprio quarto. Se deve estimular, ainda, atividade física diária por uma hora.

Bulhões reconhece que as mídias digitais podem ser utilizadas para o aprendizado e interação social saudável, mas devem ser usadas com prudência. “É importante que os pais, familiares e toda a sociedade participem orientando as crianças para que façam uso adequado dessas tecnologias”, acrescentou o deputado do PRB.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend