Aprovado relatório de João Campos à proposta que proíbe implantes de chips em humanos

Segundo o republicano, a implantação de chips permitirá o rastreamento dos cidadãos e fará com que as pessoas sejam alvo fácil de perseguição e toda sorte de atentado

Publicado em 16/7/2017 - 00:00

Aprovado relatório de João Campos à proposta que proíbe implantes de chips em humanos
Para João Campos, essa facilidade também traz perigos à integridade física do cidadão

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou relatório do deputado federal João Campos (PRB-GO) ao Projeto de Lei 7.561/14, que trata da proibição de implantes de chips eletrônicos de identificação em seres humanos. Segundo o relator, a implantação de chips permitirá o rastreamento dos cidadãos e fará com que as pessoas sejam alvo fácil de perseguição e toda sorte de atentado.

Para Campos, essa facilidade também traz perigos à integridade física do cidadão. “A medida fere a Constituição, que dispõe sobre os direitos de ir e vir de toda a população. As pessoas estarão sendo rastreadas e monitoradas, tendo, desta forma, sua liberdade de locomoção restringida”, argumentou o deputado do PRB.

Em 2015, o consultor de Tecnologia, Raphael Bastos, foi o primeiro brasileiro a colocar um chip na pele. Com o aparelho, é possível desbloquear dispositivos eletrônicos, acessar contas bancárias, abrir portas, além de conter informações de localização e dados pessoais.

O projeto, entretanto, traz facilidades no âmbito da segurança pública e prevê a implantação dos aparelhos apenas em casos de sentenças condenatórias, se autorizado pela pessoa ou por representante legal. “O chip representa uma evolução na área da segurança, tanto nas políticas de prevenção quanto de repressão ao crime”, acrescenta João Campos.

A matéria segue agora para aprovação da Comissão de Constituição, Justiça (CCJC) da Câmara.

Texto: Gustavo Souza / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend