Wanderlei Barbosa participa de inauguração de corredor de importação no Maranhão

Além de gerar novos empregos, nova estrutura vai fortalecer o agronegócio da região

Publicado em 15/6/2023 - 15:03 Atualizado em 20/6/2023 - 10:29

São Luiz (MA) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), participou, na última quarta (14), da inauguração do novo corredor de importação de fertilizantes do Arco Norte, no Porto de Itaqui, em São Luiz (MA). A cerimônia, foi organizada pela VLI Logística e pela Copi, empresas de logística multimodal, e contou com a participação de autoridades do governo federal e estado nordestino, além dos deputados estaduais Amélio Cayres (Republicanos-TO) e Léo Barbosa (Republicanos-TO).

R$ 400 milhões já foram investidos no local, que terá capacidade operacional inicial de 1,5 milhão de toneladas ao ano e vai atender aos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins e Distrito Federal. A estrutura vai permitir às regiões Norte, Centro Oeste e parte do Nordeste, a auto suficiência no abastecimento de fertilizantes. As primeiras 100 mil toneladas já foram transportadas durante a inauguração do terminal. Além disso, o local vai receber mais investimentos, já que a VLI continua captando mais recursos.

As operações de logística serão feitas da seguinte forma: Iniciam com carregamentos de insumos no Porto de Itaqui, e seguem pela Ferrovia Norte-Sul, operada pela VLI, até o novo polo industrial em Palmeirante (TO). O terminal integrador foi construído pela Copi e possui toda estrutura para armazenamento de produtos e poderá receber empresas relacionadas ao setor agro.

Para Wanderlei Barbosa, o novo corredor vai impactar no desenvolvimento do agronegócio na região norte e como consequência, vai gerar empregos também no Tocantins. “Serão gerados 400 empregos diretos, além dos indiretos resultantes da transformação econômica que acontecerá na região. Promover um desenvolvimento econômico que chegue a todos é o queremos e, para isso, estamos trabalhando”, afirmou.

Saiba mais

O Porto de Itaqui está localizado no interior da Baía de São Marcos, na capital maranhense.

O local foi inaugurado em 1972 e faz conexões com importantes ferrovias (Transnordestina, Ferro-Carajás e Norte-Sul) e rodovias brasileiras (BRs 135, 222, 316, 230, 226 e 010), que colocam o porto como um importante corredor logístico para a região central do país, como os escoamento de grãos, principalmente milho e soja, e a recepção de produtos a base de petróleo, na importação de combustíveis e fertilizantes.

Em 2022, o Porto de Itaqui quebrou o recorde, com o maior volume de cargas de toda a sua história. Foram exportadas 33,610 milhões de toneladas de cargas, 19% a mais em relação a 2021.

Desde 2001, o porto é administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Texto e fotos: Ascom – Governo do Tocantins

Reportar Erro
Send this to a friend