Seminário promovido pela FRB destaca valores republicanos e conservadorismo

Com a participação de internautas de todo o Brasil, seminário Conservative Tech e Valores Republicanos representou mais um marco na história da FRB

Publicado em 22/02/2021 - 18:17

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, nesta segunda-feira (22), o seminário virtual “Conservative Tech e Valores Republicanos”. O encontro on-line reuniu especialistas e lideranças para tratar sobre os valores republicanos, a inovação, o perfil da mulher conservadora e o conservadorismo político no Brasil, com a participação de milhares de pessoas de forma virtual, que interagiram com os palestrantes.

Com uma programação rica em conteúdos, o seminário trouxe para o debate os projetos educacionais da FRB, apresentados pelo então presidente da instituição, Renato Junqueira, e pelo diretor da Faculdade Republicana, Valdir Pucci,

“A Fundação Republicana Brasileira, por meio deste seminário virtual, visou disseminar os valores republicanos, explicando para todos os participantes o que de fato é o conservadorismo. O conservadorismo é algo moderado, não é uma ideologia, é um comportamento não radical, não extremista, é um comportamento moderado”, pontuou o presidente da FRB.


O renomado filósofo Luiz Felipe Pondé abriu o painel com a palestra “Por que me tornei conservador?”. Ele destacou a prudência como a principal característica do conservador. “A prudência está sempre presente onde existem pessoas que acreditam que a melhor solução seja compartilhada. Para saber se um político é conservador, preste atenção e veja se ele é prudente na forma como fala, faz a gestão e como ele estabelece relação com as pessoas. Veja se ele é cuidadoso na linguagem e no trato com as pessoas, e se ele leva em conta o sofrimento das pessoas”, pontuou.

“A tradição conservadora nunca investe em rupturas. A democracia é, antes de tudo, um regime institucional que visa limitar o poder pelo próprio poder. O poder deve ser contido por ele mesmo em suas diferentes formas institucionais”, declarou o filósofo.

O perfil da mulher conservadora

Para encerrar o primeiro bloco do seminário, a coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção, e a jornalista Mônica Donato, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Liderança do Republicanos na Câmara,  apresentaram um painel sobre o perfil da mulher conservadora com as deputadas republicanas Aline Gurgel (AP), Rosangela Gomes (RJ) e Maria Rosas (SP), e a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto.

Cenário político e econômico

Coube ao jornalista e palestrante, Guto Ferreira, e o mestre em ciência política, Leo Reisman, a palestra sobre os cenários político e econômico mediante às novas tecnologias.

“A revolução digital, que atinge toda a sociedade brasileira, busca uma melhora da produtividade, redução de custo e aumento da eficiência. Vive-se um mundo cada vez mais digitalizado, portanto, é importante refletir sobre isso do ponto de vista da inovação, relação humana até o impacto político”, pontuou Reisman. Complementando, Guto Ferreira ressaltou que a união de trabalho entre o homem e a máquina tem se tornado cada vez maior.

“O Republicanos é o primeiro partido a colocar em seu manifesto a defesa da tecnologia, o blockchain e a discussão sobre o voto digital no Brasil”, lembrou Guto Ferreira. Segundo ele, há uma perspectiva de que as novas tecnologias gerem mais de 60 milhões de postos de trabalho nos próximos 20 anos.

Inovação

Na oportunidade, o diretor de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Ricardo Leite Ribeiro, apresentou o painel sobre “Novas Tecnologias e Legislação”. Ele falou da mobilidade urbana e de como a Uber está se preparando para enfrentar o futuro. “A gente vê com muita felicidade um partido político atento à essas transformações e querendo compreendê-las para conseguir tratar dentro do seu espectro político, e do seu ideário, a compreensão dessas relações, dessas transformações. Então, na verdade a gente fica muito feliz de poder vir aqui e de ver o interesse do Republicanos em discutir o futuro da mobilidade e a tecnologia. Portanto, a Uber visa oferecer cada vez mais serviços que possibilitem uma locomoção mais planejada e confiável”, frisou.

Valores republicanos

Os valores republicanos foram abordados pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), em bate-papo conduzido pelo jornalista Diego Polachini. “Parabenizo a FRB na pessoa do Renato Junqueira, até então presidente, que passa a presidência para Rusembergue Barbosa. Parabenizo a todos. Todas as participações foram um sucesso e isso mostra o comprometimento do nosso partido com as pautas que devem ser debatidas a favor de nosso Brasil”, afirmou Pereira em sua fala inicial.

Sob a mediação de Diego Polachini, Marcos Pereira falou acerca da mudança do nome do partido para Republicanos e os novos manifesto, programa e estatuto da sigla, que consolidaram a posição conservadora nos costumes e liberal na economia.

“Desde que assumi a presidência do Republicanos, em 2011, iniciamos essa mudança de comportamento e ideologia. Lançamos um manifesto, um decálogo de como o partido pensa sobre temas como família e tecnologia. Este manifesto tem atraído o interesse dos políticos e das pessoas como um todo”, contou Pereira.

Ao abordar sobre o futuro dos partidos políticos, mais precisamente sobre a cláusula de desempenho, Marcos Pereira avaliou que o Republicanos trabalha para ficar entre os oito a 10 partidos que ficarão após essa mudança. “Estamos trabalhando com pragmatismo, planejamento e muita seriedade para continuar crescendo. Na eleição municipal de 2020, fomos a sigla que mais cresceu. Recentemente, traçamos metas para 2022. Vamos vencer com muito trabalho, e em 2026 tenho certeza que estaremos entre estes 10 partidos que sobreviverão no Brasil”, afirmou.


Durante o evento, o presidente da FRB, Renato Junqueira, concluiu o mandato e fez a transição do cargo para o republicano Rusembergue Barbosa, que assume a gestão da Fundação Republicana Brasileira.

O seminário foi promovido pela FRB, com apoio do Republicanos e da Faculdade Republicana. A apresentação do evento ficou com os jornalistas Yuri Achcar, da Record TV, e a coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção.

Por Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: Douglas Gomes / Liderança – Republicanos na Câmara 

Veja AQUI as fotos dos melhores momentos do seminário.

Leia mais

Republicanas debatem perfil da mulher conservadora

 

Reportar Erro
Send this to a friend