Prova de vida INSS 2020: exigência será retomada aos poucos

Devido à pandemia, bloqueios e cortes de benefícios estão suspensos até o fim do mês de novembro

Publicado em 30/10/2020 - 09:35

Brasília (DF) – Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março e outubro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde março, o órgão não realiza suspensões e cortes de aposentadorias e pensões devido à ausência do recadastramento anual. A medida deverá ser mantida até novembro. O INSS pretende estabelecer novos prazos para evitar uma corrida de beneficiários às agências bancárias.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago. Desde 2012, os segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo.

Quando devo fazer a prova de vida?

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

Onde devo ir?

Basta ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Se não conseguir ir ao banco?

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações do INSS
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro