Live destaca protagonismo político nacional do Republicanos

Encontro com a participação do presidente da sigla, Marcos Pereira, e lideranças nacionais faz parte das comemorações de 15 anos do Republicanos

Publicado em 06/08/2020 - 22:03

Brasília (DF) – Como parte das comemorações dos 15 anos do Republicanos, a completar dia 25 de agosto, a Agência Republicana de Comunicação (ARCO) deu início, nesta quinta-feira (6), a uma série de lives com as principais lideranças da sigla para celebrar e compartilhar o legado de contribuição nessa mais de uma década de histórias vitoriosas em prol dos brasileiros.

Para falar sobre o crescimento contínuo da legenda, reposicionamento ideológico e protagonismo nacional, o primeiro encontro virtual contou com a presença ilustre do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), da secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes (RJ), do presidente do Republicanos Roraima e pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista (RR), Marcos Jorge, do secretário-geral do Republicanos, Evandro Garla, do tesoureiro Mauro Silva, e do jornalista Diego Polachini.

O bate-papo transmitido na página do Republicanos no Facebook foi mediado pela coordenadora da ARCO, jornalista Helen Assumpção, e pelo jornalista Maurizan Cruz, e contou com a participação de filiados de todo o país.

O papel do partido no cenário nacional foi o primeiro ponto abordado pelo presidente Marcos Pereira, primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados.

“O Republicanos é um partido que historicamente foi o que mais cresceu. Vem crescendo em todas eleições e esperamos mais uma vez crescer nesta que se avizinha. Hoje, contamos com 33 deputados federais e dois senadores. O protagonismo é que hoje temos uma bancada robusta, e senta à mesa para decidir os rumos para a nação”, disse Pereira.

Ao comentar sobre a mudança de nome de PRB para Republicanos, Marcos Pereira destacou que para fazer a alteração da nomenclatura, a Executiva Nacional da sigla ouviu sociólogos, economistas e pessoas das mais variadas profissões.

“Lançamos um manifesto robusto e mais adequado ao momento em que estamos vivendo. Nos posicionamos de forma clara como partido conservador e liberal na economia. Esta é a nossa posição nacionalmente falando”, ressaltou Marcos Pereira.

Mulher na política

A deputada federal Rosangela Gomes, secretária nacional do Mulheres Republicanas, destacou que o apoio do presidente Marcos Pereira tem sido essencial para ampliar a participação das mulheres na política. “Lembro como se fosse hoje: o presidente Marcos disse: ‘eu quero que as mulheres defendam direitos das mulheres’. O presidente Marcos faz questão de investir na capacitação e inserção da mulher na política. Desde sua concepção, o Mulheres Republicanas sempre foi respeitado e valorizado, e temos tudo para fazer uma eleição brilhante com o apoio da gestão nacional”, pontuou Rosangela.

O tesoureiro da Executiva Nacional do Republicanos, Mauro Silva, destacou o pioneirismo do partido ao ser o primeiro do país a criar uma faculdade, a Republicana, além de investir nas instalações de uma nova sede.

“Ser pioneiro e inovador no meio acadêmico não é fácil. Mas o objetivo central da faculdade é qualificar quadros dentro do Republicanos e dar oportunidades às pessoas de baixa renda com um curso acadêmico. Isso caracteriza a gestão de nosso presidente Marcos Pereira, que prioriza uma gestão técnica e a busca pelo aperfeiçoamento. Isso fica caracterizado na criação da faculdade e da nova sede. Nossas estruturas hoje são referências. É algo que nenhum partido faz. Estendo o convite para que todos venham conhecer a nossa sede e possam compartilhar um pouco da visão do presidente Marcos Pereira”, disse Mauro Silva.

Para o presidente do Republicanos Roraima, Marcos Jorge, que esteve ao lado de Marcos Pereira no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o crescimento do Republicanos é fruto da grande responsabilidade e boa gestão de seu presidente nacional.

“O partido tem crescido por conta de sua obsessão em fazer o Republicanos maior, mas com qualidade. Marcos Pereira é o grande exemplo de homem público”, contou.

Eleições 2020

Pré-candidata à Prefeitura de Nova Iguaçu, a deputada Rosangela Gomes destacou que o Republicanos sempre teve o zelo para com a coisa pública, motivo pelo qual acredita e pleiteia administrar a cidade com o jeito republicano de administrar. “Acho que o primeiro diferencial do Republicanos é o comprometimento. Sonhamos com as cidades do Rio com uma gestão eficiente.Como gosto de desafios, sei que nosso partido pode contribuir e muito em Nova Iguaçu”, disse Gomes.

Também pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, Marcos Jorge pontuou que a reformulação do manifesto do partido contribui para a atuação dos republicanos em todo o país.

“O Republicanos representa cuidar da coisa pública, e isso está no nosso manifesto, é o que acreditamos, que é investir na inovação e no futuro de nossas cidades. O manifesto vai ajudar muito a todos os pré-candidatos. Na prática, vai nos ajudar no que queremos para o futuro do Brasil, para gerar emprego e renda”, elencou.

O jornalista Diego Polachini, que foi um dos que contribuiu decisivamente para a reformulação do manifesto e nome do partido, ressaltou a essência dessa mudança. “O ponto de partida é que olhamos o manifesto anterior e não enxergávamos nele nossa identidade. Então, levamos ao presidente a necessidade de termos uma identidade. Apresentamos a ideia ao presidente Marcos e ele disse que não queria apenas mudar de nome, mas também de posicionamento político. Portanto, o novo manifesto é um material que nos dá uma direção”, observou Diego.

Ainda de acordo com Diego, os pré-candidatos abraçaram a identidade do partido e isso tem motivado para atrair essas pessoas. “Isso era nosso objetivo. As pessoas querem saber o que acreditamos, o que defendemos, que são os valores da família, respeito à Constituição e a quem pensa diferente”, disse.

Capacitações

O secretário-geral, Evandro Garla, destacou que o partido tem investido na qualificação dos filiados. Justamente pensando na necessidade de preparar os pré-candidatos para a eleição deste ano, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) levou para o ambiente on-line o tradicional Workshop Eleitoral.  “Com a pandemia, nasceu a ideia do workshop on-line. Este workshop tem vários pontos, um deles aborda a mudança de nome para Republicanos. Vamos avançar este ano com as cidades com mais de 200 mil eleitorais”, comentou.

Crescimento contínuo desde sua fundação 

Única sigla do país a crescer consecutivamente em comparação a partidos tradicionais, Mauro Silva destacou que isso é possível devido ao rigoroso planejamento cumprido à risca pelo partido. “Fizemos um planejamento a pedido do presidente Marcos Pereira e procuramos seguir este planejamento. As eleições de 2018 foram atípicas, mas devido ao planejamento, tê-lo obedecido, conseguimos obter êxito. Por conta dele é que o crescimento tem sido constante. Este é o segredo do Republicanos, o planejamento e a execução do mesmo”, elencou.

Nas Eleições 2018, o Republicanos conquistou 30 cadeiras, sendo alçada à oitava maior bancada da Câmara.

“É o único partido desde sua fundação, que nunca caiu em número de votos e parlamentares. Tudo que é feito é com planejamento e acompanhamento disso. Fomos um dos partidos que recebeu um percentual menor do fundo eleitoral em 2018 e temos feito mais com menos. Isso é saber utilizar bem os recursos públicos”, completou Evandro Garla.

Assista ao vídeo

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro