Janela partidária: Republicanos amplia bancada e se fortalece para as Eleições 2022

Com 43 deputados federais, o partido foi o segundo que mais cresceu durante o período e passa a ocupar a 6ª maior bancada na Câmara

Publicado em 11/04/2022 - 12:59

Brasília (DF) – O Republicanos teve um dos melhores desempenhos durante a janela partidária – período entre 3 de março e 1º de abril em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem perder o mandato.

Com a chegada de 16 novos parlamentares, o Republicanos foi o segundo partido que mais recebeu filiações durante este período, com 43 deputados federais e se destacando como a sexta maior bancada na Câmara. O resultado eleva a posição do Republicanos entre os demais partidos, se posicionando como uma das principais forças políticas do país.

“O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) da Câmara dos Deputados classifica os partidos como nanico, pequeno, médio e grande partido. Nosso partido, a partir de agora, com 43 deputados, é um grande partido. Isso é extremamente importante para o debate político e para o protagonismo das pautas que são importantes para o Brasil”, avaliou Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos.

Desde a primeira eleição em 2006, o Republicanos tem ampliado o número de eleitos e ganhado cada vez mais a confiança do povo brasileiro.

No Congresso, tem um papel de protagonismo na política nacional, com uma bancada forte e atuante, que preza sempre pelo consenso e o equilíbrio nos temas de interesses dos brasileiros. O reconhecimento do trabalho de cada republicano e a liderança nacional de seu presidente fez com que o partido atingisse essa marca: seriedade e responsabilidade com os compromissos firmados com os eleitores.

Filiações históricas

Além de 16 novos deputados federais, o partido recebeu a filiação do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O partido também contou com a filiação do ex-ministro da Infraestrutura, pré-candidato ao governo de São Paulo, e de Damares Alves, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

E para ampliar a força do partido nos estados, o Republicanos conquistou as filiações dos governadores do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, pré-candidatos à reeleição, além do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.

Outros nomes importantes se juntaram ao partido, dentre eles, a ex-secretária nacional de Políticas para Mulheres e atual ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que reforça as pautas femininas e o projeto do partido em garantir cada vez mais a participação das mulheres nos espaços de poder.

Estados

Nos estados, o Republicanos também recebeu importantes reforços nas Assembleias Legislativas. Foram 34 filiações, com destaque para o estado do Tocantins, que ao longo do mês de março recebeu a filiação de 11 deputados. Até então, o estado não tinha representantes do Republicanos na Assembleia. Agora, além de 11 deputados estaduais, o partido tem um governador, Wanderlei Barbosa, atual presidente da legenda no estado. 

Outro estado que ampliou o número de representantes no Legislativo foi o Paraná, que recebeu quatro novos deputados estaduais. Em seguida, a Paraíba, com 3 filiações. Com as novas filiações, o Republicanos passa a contar com mais de 70 deputados estaduais em todo o país. 

Mais mulheres

No Republicanos, mulher não é uma cota, mas sim uma necessidade. Sob esta posição defendida constantemente pelo presidente nacional Marcos Pereira, o partido recebeu a filiação de quatro deputadas federais, ampliando assim a força da bancada feminina na Câmara, que a passa a contar com 8 republicanas, um crescimento de mais de 100%. São elas: Edna Henrique (PB), Marina Santos (PI), Liziane Bayer (RS) e Mariana Carvalho (RO).

As novas parlamentares se juntam às deputadas Aline Gurgel (AP), Alê Silva (MG), Rosangela Gomes (RJ) e Maria Rosas (SP). No Legislativo, o Republicanos recebeu a filiação de Dra. Mayara Pinheiro (AM), Talita Oliveira (BA), Cantora Mara Lima (PR), Tayla Perez (RR), Franciane Bayer (RS) e Valderez Castelo Branco (TO). 

Confira, AQUI, a lista completa dos novos filiados ao Republicanos.

Texto e foto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO 

Reportar Erro
Send this to a friend