Governo de Tarcísio usa app para anotar as faltas dos alunos em tempo real

Tecnologia vai ajudar a reduzir a abstenção

Publicado em 13/7/2023 - 15:33

São Paulo (SP) – O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) avançou no uso da tecnologia e tem usado um aplicativo para controlar as faltas de alunos nas escolas estaduais paulistas. A gestão quer reduzir a taxa de abstenção escolar. A Secretaria Estadual de Educação estima que o uso dessa tecnologia possa levar 100 mil alunos de volta às salas de aula diariamente.

Denominado “Diário de Classe”, o aplicativo é alimentado em tempo real pelos professores e registra o controle de faltas dos estudantes. Os dados podem ser acessados pelas autoridades educacionais para acompanhamento e tomada de medidas necessárias.

Essa iniciativa faz parte do programa “Sala do Futuro”, lançado em março, com o objetivo de aprimorar a frequência e o desempenho de 3,3 milhões de estudantes nas mais de 5 mil escolas da rede estadual. Além disso, o programa busca oferecer soluções digitais para modernizar as escolas públicas, permitindo que os professores façam download de conteúdo digital para as aulas. De acordo com o governo, no segundo bimestre de 2023, os materiais digitais do “Sala do Futuro” foram baixados 2,8 milhões de vezes por 90 mil professores da rede estadual.

Prova Paulista

Outra inovação totalmente digital na educação de São Paulo é a Prova Paulista. Essa avaliação bimestral é realizada pelos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, através do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo.

Já foram realizadas duas edições em 2023, sendo a mais recente com uma participação de aproximadamente 97% dos alunos do 5º ano, cerca de 95% nos anos finais (6º ao 9º ano) e mais de 83% no Ensino Médio. Considerando os dois primeiros bimestres, foram preenchidas aproximadamente 9,3 milhões de provas. Com isso, o governo busca aumentar o número de estudantes que prestam vestibular e ingressam no ensino superior gratuito.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Ascom SP

Reportar Erro
Send this to a friend