Pesquisa revela que 58% das mulheres no mundo já sofreram assédio on-line
Publicado em 25/6/2023 - 21:20 Atualizado em 27/6/2023 - 16:37
Brasília (DF) – Durante o Innova Summit 2023, realizado entre os dias 20 e 22 de junho em Brasília, uma discussão sobre o tema “Mulheres e o Digital” chamou atenção dos participantes da maior conferência de inovação e tecnologia da América Latina. Representando a Faculdade Republicana, a professora Drª Marília Brambilla debateu o tema com a também advogada Karol Utomi. O painel foi mediado pela jornalista Marcela Sousa.
Uma pesquisa feita pela organização não governamental Plan International Brasil com 14 mil mulheres de 15 a 25 anos em 22 países revelou que, no mundo todo, 58% delas já sofreram assédio on-line. No Brasil, onde 500 jovens participaram e 90% usam internet regularmente, a porcentagem sobe para 77%.
Durante o painel, Brambilla afirmou que muitos maníacos fazem hoje no mundo virtual o que antes era comum apenas no mundo físico. “Por isso não podemos nos intimidar. É preciso denunciar. O registro de boletim de ocorrência precisa ser feito. Como a polícia saberá que a pessoa tem um assediador se não houver denúncia?”, alertou.
A advogada ressaltou que o Código Penal resguarda as vítimas e reforçou que os crimes ocorridos no mundo virtual são tão graves quanto quaisquer outros. Segundo ela, a violência contra a mulher é uma realidade e precisa ser combatida, inclusive na web.
Para Karol Utomi, conhecer os impactos diários da sociedade conectada é essencial para que se possa viver minimamente bem. A especialista fez importantes alertas e destacou a necessidade de as mulheres buscarem conhecimento. “É possível usar a própria internet como nossa aliada. Tem muita gente produzindo conteúdo bom e pode ser útil para nos resguardarmos”, disse.
Outra orientação de Utomi é em relação à proteção dos dados pessoais e sobre a necessidade de disseminar que existem responsabilidades e consequências associadas às ações on-line.
Participação
O Painel com a participação de Brambilla e Utomi foi uma realização do grupo Mulheres do Brasil – DF. A Faculdade Republicana foi a única instituição de ensino superior a possuir um estande e participar de painéis temáticos na conferência Innova Summit, que contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas ao longo de três dias. Com a participação, a instituição se consolida como uma das mais destacadas faculdades de Brasília.
Texto e foto: Ascom Faculdade Republicana