Gestor participou da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos
Publicado em 28/11/2023 - 15:50
Brasília (DF) – O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), participou nesta terça (28), da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos. O encontro, reuniu na sede do Clube Naval, em Brasília (DF), prefeitos de todo o Brasil, além do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Vice-presidente para a área de saúde da FNP, Dário participou do painel Financiamento da Saúde – aplicação dos 15% da União, o piso da enfermagem e a retomada do Conectar. Na fala, Dário defendeu de forma urgente a atualização da tabela SUS e o envio de mais recursos para os municípios.
O republicano argumentou que o sistema o SUS para distribuição de verbas é tripartite (federal, estadual e municipal), mas que ultimamente, tem sido financiado em sua maior parte pelos próprios municípios, principalmente grandes e médias cidades. Dados do Anuário da FNP de 2022 mostram que o governo federal investe apenas 37,6% dos recursos em saúde para as cidades. Antes, a União era responsável por 52,4% dos repasses.
Situação igual em Campinas, cidade de Dário. 20 anos atrás, 70% dos recursos em saúde da cidade eram repassados pelo Governo Federal. Agora, os recursos próprios do município são a maioria dos investimentos no setor, com 74% dos investimentos. “A balança está injusta para os municípios, que hoje arcam com a maior parcela dos investimentos na área da Saúde. É uma situação nacional, que precisa ser mudada”, explicou o prefeito.
Piso da enfermagem
Dário Saadi também debateu sobre o piso nacional da enfermagem, proposta aprovada no Congresso Nacional e sancionada em maio deste ano. O prefeito cobrou que o Ministério da Saúde garanta os recursos para o pagamento do piso. “Solicitamos a garantia do repasse de recursos federais para a complementação do piso da enfermagem para todas as cidades do Brasil”, disse Saadi.
Texto: Com informações da Prefeitura de Campinas/SP
Foto: Flickr Frente Nacional dos Prefeitos