Gestores e funcionários participaram de imersão estratégica de planejamento com novas ferramentas
Publicado em 24/11/2023 - 16:44
Brasília (DF) – O Complexo Republicano, formado pelo partido, Fundação Republicana e Faculdade Republicana, promoveu nesta sexta-feira (24), um encontro entre as equipes das três instituições com o objetivo de planejar e estabelecer novas metas para 2024 e também fazer um balanço dos projetos executados este ano.
Funcionários e gestores participaram de uma imersão estratégica de planejamento conduzida pelas consultoras de processos e projetos, Hanayana Albuquerque e Hemanuelly Albuquerque.
As palestrantes apresentaram novas metodologias de gestão de processos e scrum com o intuito de preparar as equipes para atender de maneira mais precisa e eficaz às necessidades das instituições e às demandas da sociedade. “Estas novas ferramentas auxiliarão as equipes a concentrarem mais esforços nos resultados, não apenas para o partido, mas também para a população, mantendo o foco”, ressaltou Hemanuelly.
As consultoras destacaram também a relevância da participação ativa do gestor no planejamento junto às equipes. “Buscamos garantir que tanto a equipe quanto os gestores compreendam a importância do planejamento. A meta é evitar iniciar 2024 com as mesma rotina de tarefas. Consideramos um progresso significativo se conseguirmos planejar o primeiro bimestre do próximo ano”, disse Hanayana.
Para Valdir Pucci, diretor-geral da Faculdade Republicana, é importante alinhar o pensamento entre gestores e colaboradores. Ele enfatiza que compreender as ideias da equipe permite planejar os objetivos da instituição, destacando que quanto mais próxima a relação entre gestor e equipe, mais eficiente é o planejamento e a visão para o futuro da Faculdade.
O presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, destacou a importância da interação promovida pelo encontro com a equipe. “Essas palestras nos ajudam a ter um planejamento mais eficaz em 2024, com a utilização de metodologias ágeis”, ressaltou.
O tesoureiro Nacional dos Republicanos, Mauro Silva, enfatizou a necessidade de capacitar e qualificar os colaboradores, além de ouvir as necessidades e realidades deles. “Atualmente, estamos capacitando nossa equipe com metodologias novas, preparando os profissionais tanto para o mercado de trabalho quanto para suas atividades específicas”, afirmou.
No fim do encontro, a coordenadora de Comunicação da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), Helen Assumpção, abordou a evolução da forma de trabalhar e executar as tarefas. Ela enfatizou que a sociedade contemporânea estimula o desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional, para garantir o sucesso das instituições em 2024. Ao contrário, do que era feito no passado quando os trabalhadores eram pagos mais para executar do que pensar.
Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Carlos Gonzaga